Dom Pedro reflete com o Clero da Arquidiocese de Goiânia

“A espiritualidade do ministério presbiteral: a espiritualidade do serviço, a caridade pastoral”. Esse foi o tema do Retiro do Clero da Arquidiocese de Goiânia, que aconteceu nos dias 5 a 9 de fevereiro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), sob orientação do bispo diocesano de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipolini. “Esse tema está presente em vários textos bíblicos que nós visitamos, em especial em São Paulo, modelo de presbítero servidor”, disse em entrevista ao Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Goiânia.

Ainda sobre a temática, o bispo disse ser positiva e importante para o ministério presbiteral. “Esse tema ajuda diretamente no trabalho pastoral do padre, também em seu testemunho que precisa de certas balizas. Um retiro sobre isso, certamente, ajuda o sacerdote a crescer em espiritualidade”, esclareceu.

Mons. Luiz Lôbo, coordenador do Clero da Arquidiocese, explicou o sentido do retiro na vida do padre. “O retiro é um abastecer-se da Palavra de Deus e desligar-se das atividades cotidianas, por isso é importante”. Mons. Lôbo também justificou o objetivo da Assembleia do Clero, que acontece todos os anos, logo após o retiro. “A Assembleia tem como finalidade unir o clero e sustentar a nossa vida pastoral em torno do arcebispo. É também um fortalecimento da nossa caminhada sacerdotal”, concluiu.

Fonte: Site da Arquidiocese de Goiânia

Texto de Marcos Paulo, estudante de Jornalismo da PUC Goiás