Diocese de Santo André

Diocese celebra unidade entre prefeitos com Missa de Ação de Graças pelo Poder Público

Uma tradição vai se firmando. É que pelo segundo ano consecutivo, os prefeitos das cidades que compõem a Diocese de Santo André participaram de uma Missa em Ação de Graças reunindo os Poderes Públicos da região. A iniciativa do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, e tem como objetivo: Rezar! Rezar pedindo a proteção divina em prol da união, buscando em conjunto as soluções para os problemas que são de todos os municípios. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira (20/02) na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo. No ano passado foi na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Antes da missa a imprensa foi convidada a participar de uma coletiva com o bispo diocesano e os governantes das sete cidades. Esteve presente o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio, Orlando Morando, o prefeito de Santo André, Paulinho Serra, o prefeito de São Caetano do Sul, José Aurícchio Junior, o vice prefeito de Diadema, Márcio Paschoal, o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira, o prefeito de Rio Grande da Serra Gabriel Maranhão, o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio. O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, preso no trânsito, não pode comparecer.

Durante a celebração, Dom Pedro defendeu que a unidade do povo, dos governantes e de todos que exercem atividades públicas é fundamental para a vencer os desafios como a superação da violência, tema da Campanha da Fraternidade de 2018. “Deus nos guarde a todos e a cada um de vocês servidores públicos, na missão de amar e servir nosso povo, com honestidade e justiça, pela fé e pelo bom governo, para que a prosperidade e a paz habitem entre nós”, afirmou o bispo.

Representando os chefes dos Executivos municipais da região, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, disse que a missão dos governantes não é a de serem servidos, mas servir, e que as atuais gestões municipais da região têm concentrado esforços para dar resposta à população mesmo diante da crise econômica enfrentada pelo país. “Devemos todos os dias dar resposta à sociedade, que clama por segurança, moradia, saneamento básico e por um transporte melhor”, ressaltou Morando.

 

Gesto concreto

Após a cerimônia, e antes da foto oficial, os prefeitos foram presenteados com frascos contendo amostras de água coletada em cada um dos municípios da região, simbolizando a união das cidades. No ano passado, como gesto concreto desta união, os governantes plantaram árvores, do tipo manacá, no jardim da Praça do Carmo.

Clique aqui e veja as fotos.

 

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo