Diocese de Santo André

Pela justiça social, padre Barreiro assume Paróquia Menino Jesus em Diadema

“Preciso ter dois pés fincados. Um dentro da igreja e outro na estrada. Isso faz parte da nossa missão”. Esse foi o recado do padre redentorista Antônio Carlos Barreiro durante a posse oficial na noite de sábado (30/03), como pároco da Paróquia Menino Jesus, no Jardim Marilene, em Diadema. O Pe. Cláudio Anselmo, também redentorista, assume como vigário paroquial.
O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a solenidade, concelebrada pelo superior provincial dos redentoristas, Pe. Marlos Aurélio, pelo coordenador da Região Pastoral Diadema, Pe. George Fernandes, e demais padres.

Desde pequeno participando das promoções humanas e sociais no sul de Minas, o sacerdote mineiro afirma que está em suas raízes a luta pela igualdade de direitos e a evangelização da população mais carente. “Nosso objetivo aqui é despertar pessoas para esse compromisso social. Enviá-las para os serviços internos pastorais, mas também para os externos de solidariedade, justiça e paz na sociedade”, comenta.

O público que lotou o espaço de fé também celebrou a alegria da vitória de Cristo, durante a chegada do quarto domingo da Quaresma. Representantes das pastorais e leigos destacaram a simplicidade e simpatia do novo pároco, sempre com um sorriso no rosto, e a maneira de dialogar com as pessoas, valorizando a escuta e indicando o caminho da esperança.

*

Carisma redentor

Logo no início da missa, Dom Pedro fez questão de elogiar o trabalho desempenhado pelos missionários redentoristas, na ação missionária da Igreja e no acolhimento aos mais necessitados da sociedade.

“Quem não conhece os padres redentoristas de Aparecida? Esse carisma muito forte dos redentoristas se faz presente entre nós. Tanto nos ajuda a viver em comunhão e praticar o bem. Rezem pelos padres. Eles precisam de nossas orações”, conclama.

A Congregação dos Missionários Redentoristas foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no Reino de Nápoles, no Sul da Itália.

Sobre a chegada dos novos pároco e vigário paroquial, o bispo diocesano classificou como “dois dons enviados por Deus” e pediu que as comunidades sejam companheiras dos sacerdotes nesta missão.

*

Sobre o novo pároco

Padre Antônio Carlos Barreiro nasceu em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, no dia 5 de dezembro de 1959. Viveu a infância na roça. De família religiosa e devota de Nossa Senhora Aparecida, o despertar para a vocação surgiu das romarias à Casa da Mãe e das missas que ouvia pela Rádio Aparecida desde os primeiros passos na vida. Conheceu a Congregação do Santíssimo Redentor, sendo tocado no coração pela simplicidade e carinho com que os redentoristas tratavam o povo. Foi ordenado sacerdote em 26 de outubro de 1991, ou seja, neste ano completará 28 anos de sacerdócio. Sua missão é reforçar os compromissos sociais das pastorais por uma sociedade justa e igualitária.

*

Rito de posse

A celebração teve início com a leitura do decreto de nomeação do novo pároco realizada pelo superior provincial dos redentoristas, Pe. Marlos Aurélio. Em seguida, o sacerdote fez a profissão de fé, recebeu o livro litúrgico dos Evangelhos, proferiu a renovação das promessas sacerdotais e foram entregues a ele, objetos como as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa. Após o juramento de fidelidade e assinatura dos documentos, Pe. Barreiro foi empossado oficialmente.

As seis comunidades pertencentes à Paróquia Menino Jesus também prestigiaram a celebração. Leigos e leigas percorreram o corredor central com as imagens de cada santo padroeiro de sua capela (Maria de Nazaré, duas Nossa Senhora Aparecida, São Paulo Apóstolo, Santa Rita de Cássia e Imaculada Conceição).

Confira todas as fotos aqui!

Compartilhe:

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes

Vigília Diocesana reúne juventude na catedral para uma noite de oração, louvor e escuta

Nove candidatos ao diaconato permanente recebem Ministérios de Leitor e Acólito, na catedral diocesana

Diocese de Santo André participa do 26º Interdiocesano das CEBs – Sub SP

Homilia – Ordenação Presbiteral do Diác. Lucas Cordeiro Santos da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos

Dom Pedro ordena o religioso Lucas Cordeiro Santos presbítero na Paróquia Santo André

Nota de pesar – Diocese de Santo André