Diocese de Santo André

Encontro indica terapia do amor para cura da codependência

Com o tema “O amor que cura e liberta” e o lema “Ainda que pai e mãe me abandonem, o Senhor me acolhe” (Sl 26,10), a Comunidade Padre Pio realizou no domingo (07/04), o Encontro para as Famílias, na Cidade dos Anjos, em Riacho Grande, São Bernardo do Campo.

Familiares e amigos de dependentes químicos e do álcool participaram do encontro, que num primeiro momento contou com a palestra sobre codependência, ministrada pelo membro da Comunidade Padre Pio e especialista em dependência química, Rogério Melo, que salientou a definição de codependente como uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, sendo obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa.

“A codependência é uma doença crônica e progressiva. Uma pessoa codependente é viciada em se vincular à pessoas problemáticas. Geralmente quando sai de um relacionamento com uma pessoa perturbada, procura uma outra pessoa perturbada e repete os comportamentos codependentes. Estes comportamentos incluem um ajudar o outro compulsivamente e uma obsessão em tomar conta do outro”, explica Rogério.
*

Testemunhos e missa
Participantes do encontro comentaram sobre o comportamento e os reflexos da doença na vida das pessoas, além dos testemunhos de dependentes que há duas décadas compartilham de uma vida sóbria. O casal fundador da Comunidade Pe Pio, o coordenador geral Moisés dos Anjos e a psicóloga especialista em dependência química, Sandra Godinho, partilharam a experiência vivenciada nestes 12 anos da associação civil e religiosa. Também ocorreram atividades teatrais e musicais.
Celebrada pelo frei Diogo Luis Fuitem, a Santa Missa encerrou o encontro. Durante a homilia, frei Diogo ressaltou a importância desta atividade para famílias que sofrem com dependência química, ao cantar com alegria e evangelizar por meio da oração.

*

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo