Diocese de Santo André

Oratório Nossa Senhora Aparecida é gesto concreto do 8º Plano

Um espaço de oração, meditação, retiro, celebração e prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. Assim é o Oratório Nossa Senhora Aparecida, que foi erigido em agosto deste ano, no mesmo local da capela doada à Diocese de Santo André, no início de 2019, por Silvia Thomé Portugal, viúva de Gilberto, que construiu o local após uma graça alcançada.

Saiba mais sobre essa história aqui

Localizada na Rua Tiradentes, 315, na Vila Dora, em Santo André, próximo aos hospitais Brasil e Mário Covas, e do Shopping ABC, o lugar é destinado ao culto divino em favor da Pastoral da Saúde, para celebrações e missas, além de encontros, reuniões e formações, que também ocorrerão em breve no local.

“O objetivo é fazer com que o oratório fique conhecido e que os profissionais da saúde dos hospitais, funcionários do shopping e moradores ao redor participem da vida deste local, um espaço para estarmos diante de Deus”, ressalta o assessor diocesano da Pastoral da Saúde, Pe. Vanderlei Ribeiro, que foi nomeado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, como responsável pela administração do oratório, juntamente com a Pastoral da Saúde.

8º Plano de Pastoral

Os itinerários que tratam do acolhimento, da convivência e oração comunitária para fortalecer o sentimento de pertença são praticados no local. “Todas as atividades estão direcionadas, a partir do 8º Plano Diocesano de Pastoral”, ressalta Pe. Vanderlei.

Programação

 O Oratório Nossa Senhora Aparecida funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. As missas são celebradas todos os domingos, às 17h. No dia 12 de cada mês, às 16h, será celebrada uma missa com a benção do Santíssimo Sacramento pela cura e libertação das pessoas, sempre com a participação de uma região pastoral na organização e mobilização. E na tarde desta quinta (12/09), 35 agentes da Pastoral da Saúde de São Caetano marcaram presença, se juntando aos fiéis, médicos e profissionais da área na celebração presidida pelo Pe. Vanderlei e concelebrada pelo Pe. David Vantroba.

“Fomos privilegiados de participarmos da missa após a ereção do oratório. Todos estão felizes”, revela a coordenadora da Pastoral da Saúde de São Caetano, Maria Murari, 64 anos.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o aposentado e membro da Pastoral da Saúde de Mauá, Wilson Magalhães Silva, 68 anos, ficou sabendo neste dia que a capela foi doada  à diocese, em março deste ano. “É um lugar muito lindo. Senti uma energia positiva. O Espírito Santo age aqui”, descreve.
*

*Dia de Nossa Senhora Aparecida

Uma programação especial está sendo preparada para o dia 12 de outubro, quando uma novena em louvor a Nossa Senhora Aparecida acontecerá entre os dias 3 e 11 de outubro (16h, exceto domingo, 17h), com as participações das regiões pastorais. E no Dia da Padroeira do Brasil, duas missas, às 7h e às 16h, ambas seguidas de procissão.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025