Você Sabia que em nossa Diocese tem uma relíquia da Irmã Dulce?

Relicário com o fragmento do osso da futura santa, que será canonizada em cerimônia com Papa Francisco, se encontra na Paróquia Santa Luzia, em São Bernardo

Irmã Dulce será proclamada santa pela Igreja Católica, no dia 13 de outubro de 2019, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, às 10h (horário local), isto é, às 5h (horário de Brasília). No dia 14 de outubro, também em Roma, haverá a primeira missa em honra da santa. A freira se tornará a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização será a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas de Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).

A cerimônia será transmitida pelas emissoras de televisão Rede Vida, Canção Nova e TV Aparecida.

E você sabia que em nossa Diocese existe uma relíquia da Irmã Dulce dos Pobres?

No episcopado de Dom Nelson Westrupp foi entronizada a relíquia da bem-aventurada, a pedido do devoto e fiel Nelson Pereira da Silva (falecido), durante solene celebração eucarística, em 2012. O relicário contendo uma relíquia de 1º grau de um fragmento do osso da futura santa pode ser visto na Paróquia Santa Luzia (Rua Sérgio Cardoso, 314 – Jardim Beatriz), em São Bernardo.

A relíquia foi recebida à época, acompanhada de um termo de autenticidade. Os devotos são convidados a visitar o local, que também conta com uma imagem da Irmã Dulce, adquirida pelo fiel Nelson, no Santuário dedicado à futura santa, em Salvador, na Bahia.

Processo de canonização

Oficialmente, Irmã Dulce passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto. O grande e último passo dado para a canonização foi realizado em 13 de maio deste ano, quando Papa Francisco recebeu em audiência, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu, na qual autorizou o Dicastério vaticano a promulgar o Decreto relacionado:

“Ao milagre, atribuído à intercessão da Beata Dulce Lopes Pontes (nome de batismo: Maria Rita Lopes de Sousa Brito), conhecida como Irmã Dulce – “O Anjo bom da Bahia”, recordada por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011 e com este decreto será proclamada Santa.”