Diocese de Santo André

Paróquias da Diocese de Santo André realizam Coleta para a Evangelização nos dias 11 e 12 de dezembro

No fim de semana em que celebramos o 3º Domingo do Advento, mais conhecido como o “Domingo Gaudete” ou “Domingo da Alegria”, a Diocese de Santo André, em comunhão com a Igreja no Brasil, realiza a Coleta para a Evangelização nos dias 11 e 12 de dezembro (sábado e domingo), durante as missas celebradas em todas as paróquias das dez regiões pastorais, das sete cidades do Grande ABC.

Essa iniciativa é um gesto concreto da Campanha para a Evangelização, que teve início na Solenidade de Cristo Rei (21 de novembro) e que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove há 23 anos, desde 1998, tendo como objetivo despertar novos discípulos missionários para a evangelização. A campanha foi criada em 1997, durante a 35ª Assembleia Geral da CNBB.

Em 2021, a Campanha da Evangelização apresenta o tema: “Ide, sem medo, para servir”, uma expressão do Papa Francisco em sua homilia de encerramento na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil.


Como serão as doações
O Setor de Campanhas da CNBB disponibilizou o modelo de envelope para impressão, de modo que as Igrejas particulares que sempre utilizam este recurso possam baixá-lo, fazer a impressão em gráficas locais e distribuí-los como de costume. O material pode ser baixado no link ao final desta notícia e também no site de Campanhas (www.campanhas.cnbb.org.br). Também estão disponibilizadas a Arte do Cartaz, a Oração da Campanha e a prestação de contas de 2020.


Destinação dos recursos
Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos 19 regionais da Conferência – que desenvolvem nas bases as atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) e 35% são destinados à CNBB, que são utilizados para a manutenção da sede da entidade em Brasília (DF) e também são distribuídos para as 12 Comissões Episcopais Pastorais.


Visibilidade às ações pastorais
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB e subsecretário-geral adjunto interino, Pe. Patriky Samuel Batista, afirma que a Coleta para a Evangelização é um modo de motivar a participação de todos os cristãos católicos e dar visibilidade às ações pastorais de cada Igreja particular. “Como por exemplo: ações do plano de pastoral, ação solidária emergencial, trabalhos das diversas pastorais. Em âmbito nacional a divulgação de todas atividades das Comissões Episcopais Pastorais e ações dos setores da CNBB como, por exemplo, a comunicação e o Centro de Documentação e Informação (CDI)”, destaca.

Com os recursos arrecadados com a Campanha para a Evangelização, a Igreja no Brasil garante a continuidade do trabalho de anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias.


8º Plano de Pastoral
A ação atende ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, através do itinerário 5: que tem como objetivo desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim; e o itinerário 8, como um gesto concreto de solidariedade e colaboração com a continuidade das missões.


Baixe os materiais:

Envelope da coleta para a Campanha para a Evangelização 2021

Cartaz da Campanha para Evangelização 2021

Texto base da Campanha para Evangelização 2021

Hino da Campanha para Evangelização 2021

Fonte: Diocese de Santo André com informações da CNBB

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO