Diocese de Santo André

Regional Sul 1 – Encontro pastoral envia Mensagem aos professores e professoras paulistas

Reunidos em Aparecida (SP) para a realização da 43ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares, lideranças pastorais lançam Carta aos educadores e educadoras por ocasião do Dia do Professor. “Sonhemos juntos e trabalhemos pela construção da Civilização do Amor, educando para o novo humanismo, o humanismo solidário”, termina o texto assinado pela presidência do Regional Sul 1 da CNBB.

 

Neste sábado, dia 15 de outubro, dedicado aos professores e professoras, representantes das seis arquidioceses e 36 dioceses do Estado de São Paulo, reunidos em Aparecida (SP), enviaram Mensagem aberta a todos os educadores e educadoras paulistas.

Os arcebispos, bispos, padres, religiosos, leigos e leigas que participam da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) de ontem, dia 14, até amanhã, dia 16, em nota, saudaram fraternalmente os destinatários por ocasião do Dia do Professor: “muito obrigado pelo que vocês são e significam na vocação de ensinar crianças, adolescentes, jovens e adultos”.

No texto, as lideranças pastorais paulistas agradecem a dedicação dos professores e professoras na formação integral da população e os parabenizam “por falarem com sabedoria e ensinarem com amor”.

Retomando a Campanha da Fraternidade (CF) de 2022, que trata da Educação, a Mensagem afirma que “hoje mais do que nunca é preciso ‘trabalhar por uma educação que promova a vida acima de qualquer outro valor, ajudando a resgatar a dignidade de cada pessoa humana, num exercício permanente de fraternidade e solidariedade que contribuirá para o surgimento e desenvolvimento de uma nova humanidade’ (Texto-base da CF 2022, nº 122)”.

A nota, assinada pela Presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com os participantes da AIP, convida os educadores e educadoras “a estarem bem atentos ao Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, em vista de uma educação integral e inclusiva, capaz de uma escuta paciente e de um diálogo construtivo, no qual a unidade supere o conflito”.

No final, a Mensagem indica que “sonhemos juntos e trabalhemos pela construção da Civilização do Amor, educando para o novo humanismo, o humanismo solidário. Um grande e fraterno abraço a todos. Parabéns pelo Dia do Professor!”.

 

Confira a Mensagem na integra

 

 

Fotos: Andréa Rodrigues e André Botelho / Comunicação Regional Sul 1

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”