22º Encontro Diocesano fortalece a catequese com Pais e Padrinhos

O 22º Encontro Diocesano para a formação de catequistas de Pais e Padrinhos aconteceu no domingo, 22 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, em São Bernardo do Campo, e contou com a participação de mais de 300 catequistas das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Para acolher todos os presentes, o casal Carlos e Eliane, responsáveis pela coordenação dos catequistas de Pais e Padrinhos da Comissão Bíblico Catequética, preparou um momento de oração conduzido por Marcelo, da Paróquia São João Batista, Rudge Ramos. Neste momento, cada região pastoral acendeu uma vela, seguido pela Adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi mediada pelo seminarista Romário, que acompanha a Comissão Bíblico Catequética.

Na segunda parte da manhã, o coordenador da comissão, Padre Eduardo Calandro, destacou o tema “Vínculo, Acolhida e Missão: Sua Dimensão Teológica e Psicológica no Itinerário com Pais e Padrinhos”, enfatizando que a acolhida vai além da simples recepção, envolvendo uma ação que exige proximidade e presença ativa para promover uma inclusão genuína. No contexto do Itinerário com Pais e Padrinhos, o conceito de acolhimento se desdobra em três dimensões cruciais: ética, estética e política. Na perspectiva ética, o acolhimento envolve o reconhecimento das diferenças do outro, enquanto na dimensão estética, busca estratégias que enaltecem a vida e a humanidade. Na dimensão política, o acolhimento promove a participação coletiva, estimulando lideranças e encontros interpessoais.

Quanto à missão no Itinerário com Pais e Padrinhos, Padre Eduardo falou sobre sua natureza coletiva, envolvendo a participação ativa dos cristãos na construção do Projeto de Deus e do destino do mundo em Cristo. Além das missões tradicionais, o sacerdote enfatizou a existência de missões humanitárias voltadas para situações de tragédia, saúde, resgate e policiamento. No contexto teológico, a missão foi apontada como a base de todas as pastorais e como uma abordagem interdisciplinar, destacando a importância do diálogo, da interdisciplinaridade e da interação com diversas culturas, com foco na inclusão e nos princípios éticos, estéticos e políticos que orientam as ações do itinerário.

Na terceira parte, Padre Eduardo abordou o tema “Batismo: Itinerário com Pais e Padrinhos” e ressaltou que este documento visa romper com a linguagem tradicional dos cursos de batismo, oferecendo aos pais e padrinhos uma experiência mais profunda e envolvente. Com cinco encontros distintos, que vão desde a acolhida na comunidade paroquial até celebrações que enfatizam os símbolos do Batismo, o objetivo é proporcionar uma compreensão mais completa do sacramento e incentivar um compromisso mais significativo com a fé cristã. Esta proposta é uma resposta às diretrizes da CNBB, que convidam a Igreja a repensar a Iniciação à Vida Cristã como parte central de sua missão, visando uma vivência mais duradoura da fé nas comunidades.

A abordagem do padre destacou a necessidade de adaptar a evangelização aos tempos atuais, com uma linguagem simples e acessível que alcance os corações das pessoas. Embora possa enfrentar resistência, essa mudança de paradigma busca atender às demandas das comunidades e das famílias que buscam um Batismo mais profundo e significativo. O compromisso é promover uma experiência mais envolvente, celebrativa e querigmática, convidando as famílias a uma vivência mais profunda da fé cristã, indo além da preparação para os sacramentos e contribuindo para uma formação permanente na fé.