Diocese de Santo André

Retiro anual do clero reflete: “O Padre: Discípulo de Cristo”

Do dia 17 a 20 de setembro de 2024, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, interior de São Paulo, aconteceu o Retiro Anual dos Presbíteros da Diocese de Santo André. O pregador do retiro foi Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, doutorando em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O tema proposto para o retiro foi “O Padre: Discípulo de Cristo”, temática proposta em diversos documentos da Igreja. Atualmente, há o perigo para os ministros ordenadores de serem padres que se limitam a exercem as funções previstas pelo ministério, descolando-se do necessário seguimento a Cristo, característica comum a todos os batizados. Assim, se faz necessário retornar ao primeiro amor, reavaliando as motivações que levaram a entrega e a doação total de vida através do sagrado ofício. O retiro é o tempo oportuno de ida ao deserto, no silêncio, para encontrar-se com Deus, renovando a intimidade com Ele e reforçando a própria identidade, como filhos amados do Senhor.

O discípulo é aquele que segue e aquele que aprende, envolvendo a pessoa em sua integralidade. O discipulado é consequência do encontro, da conversão e da comunhão com o Senhor, que necessariamente levam o discípulo para a missão, anunciando a todos a Palavra do Senhor. Embora a fadiga, os medos e desafios possam abater-se sobre o presbítero, a vivência integral do ministério, tendo Cristo como sentido para a prática presbiteral deve reanimar as forças para a continuidade da missão.

Além das colocações do pregador, o retiro foi marcado pela oração da Liturgia das Horas, das Celebrações Eucarísticas, momentos de espiritualidade, como Adoração Eucarística, Celebração Espiritual e Momento Mariano, além das refeições, momentos que marcam a fraternidade presbiteral.

Na missa de encerramento do retiro, presidida por Dom Pedro, o bispo expressou sua alegria pela expressiva presença dos presbíteros diocesanos e religiosos, afirmando também as graças recebidas a partir deste encontro do presbitério. Além disso, inspirado pela Palavra de Deus, o bispo explicitou como o seguimento a Jesus deve aumentar a nossa fé na Ressurreição, fundamento de toda a pregação cristã.

Texto de: Padre Gustavo Laureano Pinto

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?