Diocese de Santo André

Paranapiacaba: 130ª Festa do Senhor Bom Jesus ocorre entre os dias 3 e 6 de agosto

A 130ª Festa do Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba acontece entre os dias 3 e 6 de agosto. O tríduo será realizado no sábado, domingo e segunda, sempre às 19h. Já a missa em Ação de Graças pelo Dia do Padroeiro ocorrerá na terça, em dois horários: às 10h e às 19h. A programação religiosa acontece na Paróquia Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, que fica localizada na Rua Rodrigues Quaresma, na parte alta da Vila.

E as comemorações deste ano tem um sabor especial. É que em março deste ano, a igreja foi reinaugurada após reforma e revitalização que ocorreram em duas fases. Relembre a reportagem:https://www.diocesesa.org.br/2019/03/reinauguracao-da-igreja-de-paranapiacaba-e-presente-de-deus-para-o-povo/

Como chegar

Para chegar à vila inglesa, o transporte público é uma boa opção. Duas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendem a região: a 424 e a 040. A linha 424 tem tarifa de R$ 4,55 e sai da estação Rio Grande da Serra da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha 040, que tem tarifa de R$ 7, sai do terminal urbano de Prefeito Saladino.

Programação

Outros eventos também fazem parte do calendário da festa: no sábado ocorrerão apresentações musicais do cantor Ricardo Reis (12h), Grupo Realidade (14h) e Banda Intelecto Z (17h30). Já no domingo estão agendados shows do cantor Rodrigo Correa Leite (12h) e a Banda Golpe Baixo (17h30). Bingo beneficente acontece às 14h. Demais atividades acontecem na Vila de Paranapiacaba. A Feira de Artes e Antiguidades acontece no domingo, a partir das 10h, no Clube União Lyra-Serrano (Avenida Antônio Olyntho, s/n). No mesmo dia, o Galpão das Oficinas (Rua Direita, s/n, na Parte Baixa da Vila) recebe o encontro do Moto Clube Bodes do Asfalto.

História

O padroeiro Senhor Bom Jesus é comemorado no dia 6 de agosto, quando ocorre uma série de festividades na Vila de Paranapiacaba.

Denominada originalmente Capela Alto da Serra, o embrião da igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba nasceu ainda no século XIX. Antes da inauguração da capela, em 1889, a localidade contava com um oratório, cujo registro mais antigo data de 1880, tendo sua pedra fundamental lançada em 3 de fevereiro de 1884. Recebeu licença para celebração de missas, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1884.

Com a criação da paróquia de Ribeirão Pires, em 1911, a igreja Senhor Bom Jesus do Alto da Serra passou a ser ligada a ela e hoje integra a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra – Paróquia São Sebastião.

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo