Diocese de Santo André

Dom Claudio celebra 40 anos de bispo na Diocese de seu coração

“Já temos bastante discurso, o mundo carece de prática”, afirma cardeal.

 Para comemorar seus 40 anos de ordenação episcopal, Cardeal Dom Claudio Hummes retornou à Diocese de Santo André. A celebração religiosa aconteceu na noite de 25 de maio, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, onde agradecido confidenciou: “Vocês me ensinaram a ser bispo. Fico muito feliz em celebrar aqui meus quarenta anos de bispo. Santo André ficou no meu coração. Me ajudou a compreender o que é uma diocese e a praticar o lema que escolhi para minha caminhada: ‘Vós sois todos irmãos’”.

 O cardeal falou das lutas operárias e contra os crimes praticados pela ditadura: “Descobri que aqui era uma grande diocese de trabalhadores que lutavam pelos seus direitos, mas sempre com métodos pacíficos. O ano de 1979, quando teve aquela grande greve geral, foi decisivo na minha vida”, disse ao recordar o período em que permitiu que os sindicatos se reunissem nas paróquias da diocese para articular as ações.

 Em outro momento, Dom Claudio reforçou que é sempre necessário ouvir o outro. “Tudo isso me ajudou a entender que tinha que ouvir o povo. Compreender aquilo que a população acha que é melhor para ela e não o que eu acho”, revelou, ao acrescentar que é esse exatamente um dos ensinamentos do Papa Francisco. “Já temos bastante discurso, mas o mundo carece de prática. O Papa ensina que é preciso caminhar até o povo e sorrir com sorriso de pai, que está ali para encorajar e não para cobrar”, completou.

Dom Cláudio_20 Dom Cláudio_34 21.08.58 Dom Cláudio_35 Dom Cláudio_39 Dom Cláudio_42 Dom Cláudio_54 Dom Cláudio_66 Dom Cláudio_78 Dom Cláudio_111 Dom Cláudio_116 Dom Cláudio_81

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá