Diocese de Santo André

Família e formação: a preparação ao matrimônio

O Instrumento de trabalho para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro no Vaticano, deixou claro que a questão da formação é considerada fundamental e será tema central nos debates do encontro.

O matrimônio cristão é uma vocação que deve ser acolhida com a preparação em um itinerário de fé e com discernimento maduro. Para fazer compreender a vocação ao matrimônio cristão é indispensável melhorar a preparação ao sacramento e a catequese pré-matrimonial.

“A pastoral dos noivos deve se inserir no compromisso geral da comunidade cristã e apresentar de modo adequado e convincente a mensagem evangélica sobre a dignidade da pessoa, a sua liberdade e o respeito pelos direitos humanos”, cita o Instrumento.

O Padre Nelton Hemkemeier foi pároco durante quase seis anos da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand (PR), e se encontra em Roma para concluir o mestrado em Matrimônio e Família. Em testemunho ao Programa Brasileiro, ela fala de sua experiência nos encontros de preparação organizados em sua diocese, Toledo.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral