O dia 3 de outubro (sábado) foi de muita festa no bairro Roncon, em Ribeirão Pires, e por três motivos. O primeiro foi pela reinauguração Capela São Francisco de Assis (da Paróquia Sant’Anna), totalmente reformada; o segundo foi porque no mesmo dia iniciou-se o ano jubilar de Ouro (50 anos) da Paróquia; e o terceiro por festejar o padroeiro da Capela – 4 de outubro é o dia de São Francisco, mas comemorou-se também no sábado.
Para festa ficar completa, os paroquianos receberam como presente a visita do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que estava pela primeira vez na Paróquia, com pouco mais de dois meses de bispado. Ele presidiu a Santa Missa, que também foi concelebrada pelo pároco local, Pe. Alex Sandro Camilo, o pároco emérito, Pe. José Raschele, e pelo secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches.
Dom Pedro parabenizou os paroquianos e os padres e abençoou toda a Capela. “Eu creio que cada um de vocês deu sua colaboração para que esta Capela fosse inaugurada, cada um a seu modo, ou ajudando materialmente ou orando pedindo a Deus que tudo ocorresse bem como ocorreu. Louvado seja Deus em tudo. Bendizemos e agradecemos a Deus”, agradeceu Dom Pedro.
O bispo recordou que a Capela é lugar de oração para todos os fiéis. “Abençoar este local de culto é mais uma vez dizer que a Igreja está presente. Nossa Igreja está aqui, viva. Está através deste local, onde Jesus será eternamente recordado em sua Palavra e na Palavra que se faz pão na Eucaristia. Só podemos bendizer e agradecer a Deus, e todos, que vieram aqui para rezar, possam receber muitas graças de Deus, em especial, perseverar na fé. É a vitória que vence o mundo do pecado”, destacou.
Bastante agradecido estava Pe. Alex Camilo Sanches. Ele destacou que o dinheiro arrecadado para a reforma foi doado integralmente pelos paroquianos. “O povo fez tudo isso acontecer. É uma alegria de reinaugurar esta comunidade, pelo Jubileu, pela Capela e pelo dia de São Francisco. São três motivações muito fortes”, destacou o pároco. “Não vou me cansar de agradecer a vocês, a cada um que ajudou aqui. Que Deus abençoe a todos”, disse o padre aos fiéis.
ALEGRIA
O sentimento de pertença dos paroquianos era tão grande, que, faltando 50 minutos para o início da Santa Missa, a Capela estava cheia. Todos estampavam em seus rostos a alegria de uma igreja reformada para oração na Paróquia. “Estou muito feliz. Fiz a primeira confissão, a primeira comunhão aqui. Era um local bem diferente. Agora está muito bonita. É a Capela do povo, vimos o esforço de todos”, disse o ministro Mauro Januário de Ramos, 30 anos.
Para a paroquiana Anita Luna Pires, 57, a emoção de ver a Capela reformada era muito grande. “Estou muito emocionada. Ajudei a construir esta Capela com o Pe. José Raschele e agora ajudo na reforma com o Pe. Alex Sandro. Bonito é pouco para a nossa paróquia. Quem chega aqui na nossa comunidade se sente acolhido”, destacou.
Quem quiser conhecer a nova Capela São Francisco Assis em Ribeirão Pires e também seu povo acolhedor, basta participar da Santa Missa, todos os domingos, às 17h30.