Mesmo sob o forte calor, os sentimentos de alegria e de gratidão estampavam os rostos dos cerca de 7 mil fiéis, que participaram da Santa Missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro (segunda-feira), no Santuário que leva o título da Santa, na Pauliceia, em São Bernardo. Antes da celebração, os romeiros participaram de procissão pelas ruas do bairro.
A Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo secretário episcopal, Pe. Guilherme Melo Sanches, o pároco, Pe. Alexandre Costa Santos, e o vigário, Pe. José Ailton. Também participaram da celebração o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o deputado estadual Orlando Morando.
Apesar das três horas, entre procissão e Missa, nada desanimou quem participou das festividades. Para os fiéis, os pedidos com a intercessão da Mãe são sempre atendidos pelo Filho. “É uma alegria muito grande estar aqui, participando desta festa. Pelo intermédio de Nossa Senhora, meus pedidos sempre foram atendidos. Adoro somente Deus, mas amo Nossa Senhora”, disse a catequista Aparecida Zilda Pires, 62 anos.
Segundo o paroquiano Clementino Coppi, 63, a Virgem Maria sempre o ajudou. “Tudo que eu peço por ela, recebo, especialmente quando tenho problemas de saúde”, explicou. Para outros, a devoção vem de família. “Todos na minha casa são católicos e sempre acreditamos na intercessão de Maria”, destacou Geovani Santos Carvalho, 24, que veio de Santo André para participar da celebração.
Esta devoção à Maria vem de sua simplicidade, assim como Dom Pedro explicou em sua homilia. “Ela pede pelo seu povo. Ela intercede para que não acabe o vinho (nas Bodas de Caná), o que poderia terminar com a festa dos noivos. Maria aparece como aquela que pede por nós. Contudo, o importante é a fala: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’. Este é o caminho. Devemos obedecer ao Pai, como Maria nos ensina”, frisou Dom Pedro.
O bispo ainda ressaltou a escolha de Maria para ser Mãe de Filho de Deus. “Maria é a única da história da humanidade que tem algo em comum com o Pai eterno. Jesus é filho de Deus e também filho de Maria”, disse Dom Pedro.
Agradecimento e novidades
Pe. Alexandre agradeceu à presença de todos que participaram e também à de Dom Pedro, que recebeu um presente pelos seus cinco anos de episcopado, completados no dia 12. O padre convidou o prefeito Luiz Marinho para falar algumas palavras, e ele contou que vai assinar no dia 15 de novembro um documento em que a Prefeitura cede um terreno para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.