Ordenação Sacerdotal – Pe. Ailton Brito Alves

Doa a tua vida, como Maria aos pés da Cruz, e serás servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade. Jesus escolhe servos não por seus méritos, mas por sua graça que nos atrai. Atrai-nos até sua Cruz, para estarmos juntos de Maria a oferecer o mesmo sacrifício redentor de Jesus.

Neste ano da Misericórdia o Senhor Jesus te chama ao sacerdócio. Por isso caro Ailton não te esqueças jamais da misericórdia de Deus para contigo.

Se você não te enxergar como um pecador resgatado por Cristo do pecado e da miséria, você verá a todos como o fariseu do Evangelho: Os olhos dos fariseus somente veem pecadores à sua volta.

Mas, se você se reconhecer pecador, você verá como Jesus viu no pranto dos pecadores e pecadoras a humilhação de quem errou, o sofrimento de quem está à margem.

O olhar de superioridade e desprezo impede o fariseu de ver também em Jesus o profeta da compaixão de Deus. A acolhida e a ternura de Jesus para com a pecadora desconcertam o fariseu.

Uma mulher, pecadora pública, está tocando Jesus. Quantas pessoas eram vistas como indignas de se aproximarem de Jesus, inclusive as crianças.

Jesus ensina a acolher a todos sem distinção. Como sacerdote o teu coração e tua vida não pertencerão mais a você, deixe Jesus tomar conta de ti para que você aprenda a acolher os fracos, pecadores e pobres.

Jesus não se acanha diante do fariseu horrorizado em ver aquela prostituta beijar seus pés. Ele lhe dá coragem e lhe deseja a paz: “Teus pecados te são perdoados… tua fé te salvou… vai em paz…”

Jesus deixa claro que aqueles que são desprezados pelos setores religiosos e excluídos da benção de Deus são amados por Deus. Não porque são bons, mas porque são necessitados de acolhida, dignidade e paz.

Você hoje se torna sacerdote caro Ailton e não basta ao sacerdote somente acolher, é preciso também perdoar e dar paz às pessoas.

Para isso é preciso ser santo. A Igreja e a sociedade precisa de padres santos. Mas o que é a santidade: No Antigo Testamento está escrito: “Sede santos, como Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”(Lv 19,2). Mas a santidade era entendida como separação do impuro, separação dos pecadores. Assim, o desprezo para com os quem pecam era grande. Jesus mostra-nos que a santidade está no amor que acolhe e perdoa. Assim como dá uma nova chance de vida ao irmão. Jesus introduz na sociedade rígida e discriminadora, uma nova regra de santidade: “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso”(Lc 6,36). O primeiro traço de Deus é a compaixão, a misericórdia e por isso ele é Santo, o único santo que comunica a nós sua santidade através de Jesus na graça do Espírito Santo.

A misericórdia e o perdão são frutos maduros do amor. A primeira leitura da Carta de São João nos fala que Deus ama-nos doando sua vida, pois o amor é servir a Deus na pessoa dos irmãos. Me alegro muito em saber que você Ailton e seus colegas, no tempo de formação e que hoje são sacerdotes sonharam em viver o sacerdócio com as características de Jesus Bom Pastor: misericordioso, próximo às pessoas e para todos…

A prova de que permanecemos com ele, e Ele conosco, é que Ele nos deu seu Espírito de Amor. Permanecer no amor é permanecer unido a Jesus. Mas no Evangelho, tanto o fariseu que convidou Jesus, como a pecadora que o procurou, se encontram com Jesus. Por que tiveram reações diferentes? O fariseu se escandalizou de Jesus… a pecadora chorou de alegria pelo perdão recebido? Por ter encontrado em Jesus o Bom Pastor. O Bom Pastor não fica fechado em palácios, mas está entre as ovelhas.

Porque o fariseu encontrou Jesus e o recebeu em casa com um coração sem amor. Ao passo que a pecadora muito amou e o amor com o qual ela encontrou-se com Jesus a fez perdoada, lhe trouxe a paz. “A quem muito ama, muito será perdoado”.

Teu lema de sacerdócio é: Cristo me amou e se entregou por mim (Gal 2,22) e a melhor forma de retribuir este amor é amar Cristo nos irmãos.

O seu amor a Deus vai se manifestar através do amor à Igreja, Povo de Deus peregrino, ame-a, ame ao povo, de todo seu coração, mais que à você mesmo, mais que ao Instituto, mais que à sua família. A Igreja, povo de Deus é sua família, você se torna hoje dispensador deste amor e do perdão aos queridos de Deus. Seja feliz, seja um misericordioso sacerdote do Senhor!

+Dom Pedro Carlos Cipollini

Bispo Diocesano de Santo André