Concentração do Apostolado da Oração reúne 2 mil pessoas em Santo André

A tarde de 28 de agosto foi festiva para o Apostolado da Oração (AO) em nossa Diocese, uma vez que a associação realizou, como costumeiramente, mais uma Concentração bienal em âmbito diocesano.

O evento, que reuniu aproximadamente 2 mil associados de todos os cantos do ABC, foi sediado na Paróquia Santo Antônio, no bairro andreense de Vila Alpina. Contou com a presença amável de Dom Nelson Westrupp, scj, nosso bispo emérito, que proferiu palestra aos presentes. No decorrer da tarde, registraram-se a presença de presbíteros da Diocese que apóiam o Movimento em suas paróquias.

Em seguida, a celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada por Pe. José Silva (diretor espiritual diocesano do AO) e Frei Geraldo dos Santos, OFMCap (pároco-anfitrião). Estiveram presentes ainda o mestre episcopal de cerimônias, Pe. Guilherme, seminaristas diocesanos e religiosos da Congregação de N. Sª. de Sion.

Dom Pedro pediu muita perseverança e coragem a todos, e contou uma história da época em que era pároco. “Uma senhora muito piedosa fazia parte do Apostolado de Oração, mas ficou viúva. Como o marido tinha uma banca na feira, ela teve que assumir o lugar do marido, porque tinha filhos para criar, e não podia ir mais à primeira sexta-feira à Igreja. Mas ela sonhou que Jesus apareceu para ela e disse: ‘Minha filha, seu nome está escrito no Meu coração’. Quando foi à Igreja, ela viu a lista dos nomes que faziam parte do Apostolado, o dela não estava lá porque tinham tirado. Contudo, ela disse que ‘Jesus já me preveniu, que ela estava no Seu coração’. Vocês todos têm o nome no coração de Jesus e que vocês tenham Jesus em seus corações”, destacou o bispo.

Os associados ficaram muito contentes com o dia festivo que viveram em Santo André. “O carinho das pessoas, a fé, a devoção. Tudo nos anima para continuarmos perseverantes”, falou Antônia Donizete Felizardo, da Paróquia São Francisco Assis (São Caetano). “O sorriso de cada um nos ajudar ir em frente. Jesus nos faz superar todos os obstáculos”, emendou Sebastião Pinto da Silva, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (São Bernardo).

A Coordenadora do Movimento, Dirce de Oliveira, destacou a importância do encontro. “Falamos sobre a Misericórdia, o Amor de Deus. Estou muito contente porque a maioria veio e quero agradecer ao nosso bispo emérito e nosso querido bispo”, disse Dirce

História do Apostolado

O Apostolado da Oração foi fundado em 1844, entre os estudantes jesuítas na França, com forte apelo missionário. Logo, a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus (bastante difundida pelos jesuítas e incorporada ao AO) fez com que esta pia associação de fiéis se popularizasse e se espalhasse pelo mundo.

Em nossa Diocese, o AO está presente em aproximadamente 70 de nossas 100 paróquias. A missão de seus membros na Igreja consiste em oferecer a vida (orações, trabalho, estudo, alegrias e tristezas) como ato de amor oblativo a Jesus, pela santificação do mundo e pela difusão do Evangelho. São facilmente reconhecidos pelo distintivo vermelho que trazem ao peito, marca de sua devoção ao Sagrado Coração.

Se você tem interesse em conhecer melhor o Apostolado da Oração, consulte sua paróquia, ou ainda o diretor espiritual diocesano, Pe. José Silva no 4828.1534. Não há restrição etária. Venha fazer da oração e do trabalho diários a sua missão de batizado!