Diocese de Santo André

Porta da Misericórdia é aberta em mosteiro de Clarissas

Instituição local de travessia dos peregrinos ocorreu no dia dedicado a Santa Clara

O bispo de Marília (SP), dom Luiz Antonio Cipolini, abriu a Porta da Misericórdia no mosteiro Maria Imaculada, pertencente às religiosas Clarissas da Ordem de Santa Clara. A celebração aconteceu na quinta-feira, 11, quando a Igreja fez memória da fundadora da ordem, Santa Clara de Assis.

No contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, dom Luiz ressaltou o desejo do pontífice de que todos os cristãos reflitam sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais. Citando-as, o bispo diocesano lembrou que elas constituem a maneira de acordar as consciências, muitas vezes adormecidas, perante o drama da pobreza.

“Se quisermos experimentar a misericórdia de Deus nosso Pai, se quisermos sentir a alegria que vem de Deus, sejamos praticantes das obras de misericórdia; quem as coloca em prática é feliz”, disse.

O mosteiro Maria Imaculada é o único na cidade de Marília. A abadessa do local onde residem 16 religiosas enclausuradas, irmã Francis Maris da Imaculada, expressou a alegria das monjas em celebrar o perdão de Deus com a passagem pela Porta da Misericórdia. “Ficamos muito felizes pela oportunidade. É o momento que Nosso Senhor olha para a nossa miséria e nos perdoa”, afirmou.

Ao falar da vida de Clara, santa que criou a Regra da Ordem que leva seu nome e inspira a vida de monjas reclusas no mundo inteiro, o bispo lembrou que as renúncias, realizadas ainda na juventude, foram feitas para que ela seguisse o caminho apontado por São Francisco de Assis, homem que marcou o século XIII com sua pobreza e alegria no seguimento de Cristo.

“Santa Clara deixou tudo que ela tinha para seguir este caminho que é o próprio Cristo, por isso ela entrou nesta videira que é a vida religiosa”, explicou dom Luiz.

O Ano Santo da Misericórdia seguirá até o dia 20 de novembro.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá