Diocese de Santo André

Diocese inicia diálogo com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC

No dia 19 de dezembro de 1999 nascia o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, um organismo que congrega as administrações das sete cidades de nossa região, a mesma região que abrange os municípios da Diocese de Santo André. E justamente para conhecer os mecanismos, as ações ali desenvolvidas, na tarde desta sexta-feira, (02/09), o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini visitou as dependências e foi acolhido pelo presidente, o prefeito Luiz Marinho.

Por mais de duas horas, Dom Pedro, que estava acompanhado de sua assessoria de imprensa, e dos sacerdotes: Padre Guilherme, Padre Tiago e Padre Joel Nery, recebeu as informações pertinentes aos estudos elaborados pelos mais de vinte e cinco grupos de trabalho hoje em execução, principalmente abordando questões como o déficit habitacional, os gargalos do trânsito, situação do saneamento básico e promoção social, que inclusive acolhe a mulher agredida em seu lar e com risco de vida.

Dom Pedro também ficou feliz em saber que uma das atenções dadas se refere aos migrantes que chegam em grande número em nossa região e que sem uma acolhida adequada sofrem muito para se adaptarem.

O Secretário Executivo da entidade, Luis Paulo Bresciani, respondendo a uma das perguntas, contou que a Igreja Católica foi a primeira instituição religiosa que procurou o Consórcio para um diálogo. Luiz Marinho, que recebeu uma imagem de Santo André, se mostrava feliz com a iniciativa da Diocese e abriu as portas para uma eficaz parceria.

 Dom Pedro, por sua vez, convidou os técnicos para que realizem palestras na Mitra Diocesana, e juntos promovam estudos para conhecer melhor os anseios e necessidades da população do Grande ABC. Também contou que contratou uma pesquisa socioeconômica da USCS e que com alegria partilhará os dados tão logo ela esteja concluída.

Religiosidade

Ao final do encontro, o bispo diocesano indagou que não entende como as pesquisas solicitadas por prefeituras, grupos empresariais visando conhecer a população de uma região tão religiosa como a do Grande ABC, não leve em consideração este importante item que é o aspecto da fé. “O homem é um ser naturalmente religioso. Está dentro de si este sentido espiritual. E este fato não pode ser esquecido diante de uma pesquisa sócio, econômico e cultural”, alertou.

DSC00814DSC00801

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão