Diocese de Santo André

Card. Hummes em Madri: “Cuidar da Casa Comum é combater a pobreza”

Na Jornada de diálogos promovida pela campanha “Comprometa-se com a Justiça”, o Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica, participará de uma mesa redonda com a liderança indígena Patricia Gualinga, sobre o tema: “Diálogos a partir da experiência e o testemunho na Amazônia”.

Dom Cláudio Hummes ilustrará características da realidade Pan-amazônia, região habitada por mais de 34 milhões de seres humanos que convivem com uma das maiores biodiversidades do planeta, ameaçados por uma exploração ilimitada e irresponsável, em meio ao dilema desenvolvimento/sustentabilidade.

Por sua vez Patricia Gualinga, indígena Kiechwa de Sarayaku (Equador), apresentará o testemunho de vida de seu povo, que conseguiu impedir a implantação de petroleiras em seu território e que hoje constrói um Plano de Vida orientado a gerar o Bem-viver em perfeita harmonia com a Madre Natureza.

Para Luis Ventura, animador do eixo de Redes Internacionais da REPAM e membro da Caritas Espanhola, “a presença de Dom Cláudio e Patricia Gualinga na Campanha “Comprometa-se com a Justiça, se cuidas do planeta, combates a pobreza” reflete claramente o nosso desafio como família humana e como Igreja. Os povos indígenas representam hoje uma voz necessária na busca de soluções para a crise socioambiental a que assistimos por causa do modelo econômico e avassalador que ainda é muitas vezes encorajado na Europa”.

https://www.youtube.com/watch?v=ZbAjcAvT1Ic

Para Ventura, a espiritualidade indígena é uma inspiração fundamental para o mundo e para a Igreja: “Em sua defesa da terra, que é também uma defesa da Terra como Casa Comum, e em sua espiritualidade, os povos indígenas nos ajudam a recuperar a relação que perdemos com a irmã Mãe Terra. A Encíclica Laudato Si’ a resgata e nos convida a um diálogo profundo e fecundo com os povos indígenas e a nos transformarmos como Igreja, com a esperança e a responsabilidade que brotam de nossa fé como cristãos. Dom Cláudio representa este caminho de diálogo e compromisso, a partir da realidade amazônica”.

Os Diálogos “Comprometa-se com a Justiça” se inspiram na Encíclica Laudato Si e querem criar a consciência na sociedade espanhola da necessidade de mudar nossos padrões de consumo e estilos de vida, se quisermos alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Espanha e no mundo.

O evento será quinta-feira, 24 de novembro, às 18h30, no Salão de Conferências da Universidade COMILLAS (ICADE), Madri.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO