Diocese de Santo André

Instituição de Ministérios no dia do Padroeiro da Diocese

Na igreja matriz com o nome do Padroeiro da Diocese, Santo André, e no dia em que a Igreja dedica a Festa Litúrgica para este santo, aconteceu na noite de 30 de novembro a instituição aos Ministérios de Acolitato e Leitorato a sete seminaristas da Teologia. Os ministérios instituídos – não ordenados – remontam a uma antiga tradição da Igreja. Eles são necessários para os que vão receber as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio). A missa teve a presença dos padres que atuam como reitores das Casas de Formação da Diocese, assim como do bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini e do bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj.

Os seminaristas, já na fase quase final de sua preparação para o sacerdócio recebem os ministérios de Leitor e Acólito antes de serem ordenados diáconos. O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.

Já o de acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extra ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.

Na missa foram instituídos do Ministério do Leitorato, os seminaristas Clayton Ramos Costa e Guilherme Franco Otaviano. E foram instituídos do Ministério do Acolitato, os seminaristas Clayton Ramos Costa, Claudio Pereira dos Santos, José Aparecido Sousa, Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, Rudnei Sertório e Vinicius Ferreira Afonso.

Dom Pedro, que presidiu o ritual das instituições disse que “Nossa Igreja se alegra com o sim que estes seminaristas deram lá trás e que continuam entoando até hoje. É o mistério da Graça de Deus no coração de vocês. Hoje recebem a instituição como um dom de Deus em suas vidas. É mais uma etapa da caminhada, para um sim mais amadurecido. São mais instrumentos para ajudar no discernimento”, explicou.

dsc01960 dsc01972

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá