Diocese de Santo André

Diocese de Santo André promove formação de 600 ministros e projeta 8 mil em Encontrão de Setembro

O ato serve como Preparação ao Encontrão e Missa para Instituição e Renovação dos Ministros Extraordinários que será realizado no dia 7 de setembro de 2017 (quinta-feira), das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta), em São Bernardo do Campo.

Cerca de 600 ministros e ministras integraram a atividade em comunhão com o Sínodo Diocesano (ação surgida da caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja Católica na região, por meio das iniciativas de proximidade da Diocese com a sociedade), que teve início em novembro de 2016 e prossegue até novembro deste ano.

A programação contou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, Animação do grupo musical da Paróquia Santa Cruz (Bairro Silveira-Santo André), Momento da Palavra, além das orientações e regras para a atuação nos Ministérios.

Representantes de Diadema e São Bernardo do Campo/Rudge Ramos também compareceram ao encontro.

Vocação e doação

Designado em 2016 pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para a condução dos trabalhos de formação e organização dos ministros extraordinários da Palavra, Comunhão, Benção e Exéquias nos sete municípios do ABC, padre Gonise Portugal da Rocha (pároco da Paróquia Santa Maria, Bairro Demarchi – SBC) ressaltou a importância dos escolhidos e das escolhidas em assumirem a missão de consolidar e conquistar os corações e mentes para o Reino de Deus.

“É muito importante esse trabalho (ministerial). Estamos passando por todas as regiões pastorais de nossa Diocese, formando e instruindo para que de fato os ministros possam desempenhar suas funções com responsabilidade e maturidade. Sempre zelando pelo patrimônio e tesouro espiritual da Igreja, que é a eucaristia, em especial levar a comunhão aos doentes, e também ministrar o sacramental da esperança, as exéquias”, destaca.

Gonise, que recentemente completou uma década de sacerdócio, aponta que o leigo precisa ter docilidade e vocação para assumir a tarefa ministerial.

“[A pessoa] Tem que de ter de fato a inclinação. Não basta ter apenas a boa vontade. Tem que sentir o chamado e ser escolhido pela Igreja para essa missão”, indica.

Preparação ao Encontrão

O representante da Cúria Diocesana de Santo André, Fagner Santos, informou que as formações para renovação e instituição dos ministérios extraordinários da Palavra, Comunhão, Benção e Exéquias serão realizadas em todas as regiões do ABC visando a organização e preparação para o Encontrão de setembro.

“Durante os próximos meses teremos os desafios de elaborar toda a documentação e regularização dos ministros para as paróquias, o cadastro diocesano dos ministérios e também a formação espiritual e ação de como agir em seu ministério. Focaremos também nessas passagens nas regiões pastorais, a espiritualidade e a formação prática para melhor organização das nossas paróquias em unidade com o bispo Dom Pedro”, salienta.

Próximos encontros

Ao final do encontro, o padre José Aparecido Cassiano (reitor da Casa de Formação Teológica da Diocese de Santo André e Paróquia Nossa Senhora Salete) divulgou as datas dos próximos encontros regionais de Organização e Formação dos Ministros Extraordinários:

11/06 (domingo): Região Pastoral Santo André/Leste

Horário: 14h30 – Local: Paróquia Cristo Operário (Rua Carijós, 1863 – Vila Linda – Santo André)

11/06 (domingo): Região Pastoral Santo André/Centro

Horário: 15h – Local: Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, s/n – Centro – Santo André)

Saiba quem pode se tornar ministro:

– ser convidado ou convidada pelo pároco ou vigário paroquial de alguma das 100 paróquias da Diocese de Santo André;

– ter acima de 23 anos;

– estudar o conteúdo e função do ministério da futura atuação;

– participar das tardes de formação e encontros permanentes nas respectivas paróquias, quando solicitado;

Em caso de desistência da função, por motivos de doença ou de força maior, o ministro ou ministra deverá comunicar a Paróquia, por meio de carta, para a Diocese ser informada da decisão.

A partir do Encontrão, o mandato dos ministros extraordinários será de três anos (2017-2020).

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá