Diocese de Santo André

Diocese de Santo André promove formação de 600 ministros e projeta 8 mil em Encontrão de Setembro

O ato serve como Preparação ao Encontrão e Missa para Instituição e Renovação dos Ministros Extraordinários que será realizado no dia 7 de setembro de 2017 (quinta-feira), das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta), em São Bernardo do Campo.

Cerca de 600 ministros e ministras integraram a atividade em comunhão com o Sínodo Diocesano (ação surgida da caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja Católica na região, por meio das iniciativas de proximidade da Diocese com a sociedade), que teve início em novembro de 2016 e prossegue até novembro deste ano.

A programação contou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, Animação do grupo musical da Paróquia Santa Cruz (Bairro Silveira-Santo André), Momento da Palavra, além das orientações e regras para a atuação nos Ministérios.

Representantes de Diadema e São Bernardo do Campo/Rudge Ramos também compareceram ao encontro.

Vocação e doação

Designado em 2016 pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para a condução dos trabalhos de formação e organização dos ministros extraordinários da Palavra, Comunhão, Benção e Exéquias nos sete municípios do ABC, padre Gonise Portugal da Rocha (pároco da Paróquia Santa Maria, Bairro Demarchi – SBC) ressaltou a importância dos escolhidos e das escolhidas em assumirem a missão de consolidar e conquistar os corações e mentes para o Reino de Deus.

“É muito importante esse trabalho (ministerial). Estamos passando por todas as regiões pastorais de nossa Diocese, formando e instruindo para que de fato os ministros possam desempenhar suas funções com responsabilidade e maturidade. Sempre zelando pelo patrimônio e tesouro espiritual da Igreja, que é a eucaristia, em especial levar a comunhão aos doentes, e também ministrar o sacramental da esperança, as exéquias”, destaca.

Gonise, que recentemente completou uma década de sacerdócio, aponta que o leigo precisa ter docilidade e vocação para assumir a tarefa ministerial.

“[A pessoa] Tem que de ter de fato a inclinação. Não basta ter apenas a boa vontade. Tem que sentir o chamado e ser escolhido pela Igreja para essa missão”, indica.

Preparação ao Encontrão

O representante da Cúria Diocesana de Santo André, Fagner Santos, informou que as formações para renovação e instituição dos ministérios extraordinários da Palavra, Comunhão, Benção e Exéquias serão realizadas em todas as regiões do ABC visando a organização e preparação para o Encontrão de setembro.

“Durante os próximos meses teremos os desafios de elaborar toda a documentação e regularização dos ministros para as paróquias, o cadastro diocesano dos ministérios e também a formação espiritual e ação de como agir em seu ministério. Focaremos também nessas passagens nas regiões pastorais, a espiritualidade e a formação prática para melhor organização das nossas paróquias em unidade com o bispo Dom Pedro”, salienta.

Próximos encontros

Ao final do encontro, o padre José Aparecido Cassiano (reitor da Casa de Formação Teológica da Diocese de Santo André e Paróquia Nossa Senhora Salete) divulgou as datas dos próximos encontros regionais de Organização e Formação dos Ministros Extraordinários:

11/06 (domingo): Região Pastoral Santo André/Leste

Horário: 14h30 – Local: Paróquia Cristo Operário (Rua Carijós, 1863 – Vila Linda – Santo André)

11/06 (domingo): Região Pastoral Santo André/Centro

Horário: 15h – Local: Catedral Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo, s/n – Centro – Santo André)

Saiba quem pode se tornar ministro:

– ser convidado ou convidada pelo pároco ou vigário paroquial de alguma das 100 paróquias da Diocese de Santo André;

– ter acima de 23 anos;

– estudar o conteúdo e função do ministério da futura atuação;

– participar das tardes de formação e encontros permanentes nas respectivas paróquias, quando solicitado;

Em caso de desistência da função, por motivos de doença ou de força maior, o ministro ou ministra deverá comunicar a Paróquia, por meio de carta, para a Diocese ser informada da decisão.

A partir do Encontrão, o mandato dos ministros extraordinários será de três anos (2017-2020).

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral