HISTÓRICO

Histórico do Tribunal Eclesiástico de Santo André

Aos dezoito de novembro de dois mil e dezesseis, às quinze horas, em prédio anexo ao Edifício-Sede da Cúria Diocesana de Santo André -SP, em solenidade presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese Santo André no Brasil, foi instalado o Tribunal Eclesiástico Diocesano de Santo André, atendendo ao que ordenou o Santo Padre Francisco, no Motu Próprio Mitis Iudex Dominus Iesus.

A solenidade de instalação do Tribunal aconteceu após a leitura do Decreto de Ereção Canônica do mesmo e a posse do Revmo. Sr. Pe. Jean Eugênio Barros como Vigário Judicial e demais oficiais do tribunal, que contribuirão para a aplicação do Direito e da Justiça na vida de todos que acorrerem a esta Instância tão necessária para a salvação das almas. Compareceram a este ato de suma importância o Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, o Revmo. Côn. Martin Segú Giroma, o bispo emérito de Santo André Dom Nelson Westrupp, scj, o bispo da Diocese de Osasco Dom João Bosco Barbosa, membros do presbitério da diocese, funcionários da Cúria Diocesana, demais convidados.

É dever do Tribunal da Igreja realizar a justiça canônica e direcionar os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da vida da Igreja. A sua instalação na Diocese de Santo André atenderá as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Sede: Praça do Carmo, nº 48– 3º andar – Centro – Cep: 09010-020 – Santo André – SP

Atendimento: Terça a Sexta 13h30 às 17h