Diocese de Santo André

Dia dos Pais alegra posse do Pe Camilo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Bernardo do Campo

A celebração dominical da manhã do dia 13 de agosto de 2017 uniu em apenas uma data dois momentos memoráveis para a comunidade Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima: a comemoração anual do Dia dos Pais e a posse do novo administrador paroquial Camilo Gonçalves de Lima. Famílias, jovens, crianças e os celebrados papais lotaram as dependências da igreja localizada na Rua Silveira Sampaio, 109, no Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo (SP), e acolheram o sacerdote que assume com a missão de prosseguir o trabalho desenvolvido por seis anos e meio pelo Padre Antônio Luiz Araújo, o Padre Toninho, que seguirá para o bairro vizinho, mas com a tarefa de ser o pároco da Paróquia Jesus de Nazaré (Rua: Isabel de Andrade Maia, 537 – Vila São José), cuja posse também ocorreu na tarde de domingo. “A vida do sacerdote é desafiante. Não tenho um propósito pessoal. Estou aqui para fazer a vontade de Deus. Estou à serviço da Igreja e da comunidade”, afirma o andreense Padre Camilo, prestes a completar 40 anos, que entrou no Seminário aos 29 anos, fruto da “vocação tardia”.

Ele passou por diversas paróquias como diácono e foi nomeado no início deste ano como assessor diocesano do Setor Catequese com Adolescentes e Jovens. “Só tenho a agradecer por toda convivência de companheirismo e alegria dessa comunidade, que estará em boas mãos com o jovem Padre Camilo, e seguir evangelizando cada vez mais pessoas nesta tarefa que nos aguarda na Igreja Jesus de Nazaré”, salienta o potiguar Padre Toninho, que completou recentemente 35 anos de sacerdócio e chegou ainda jovem em São Paulo, vindo de sua cidade natal Macaíba, com o propósito de iniciar os estudos para o sacerdócio, no seminário com os capuchinhos.

Relação de pai e filho

Presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, a missa teve ritos especiais, como a leitura da provisão da posse, o recebimento do Livro dos Evangelhos, o juramento de fidelidade, a entrega das chaves da paróquia e do Sacrário e, também, a estola sacerdotal e o óleo do batismo, instrumentos que simbolizam a atuação do sacerdote junto à sociedade e seu papel na construção de uma Igreja mais acolhedora e firme no propósito de evangelização. De acordo com o bispo diocesano, o tratamento na ordenação dos novos padres é semelhante à relação familiar, ou seja, o cuidado na formação moral e educacional como os pais têm para com os filhos.

“Hoje, vocês (paroquianos) estão recebendo um padre novo (Camilo Gonçalves da Silva). Para mim é como um filho que ordenei há pouco tempo. Muito menino do coração. Mas está preparado, tem experiência e se colocou à disposição para ir onde fosse preciso servir a Jesus e ao povo de Deus. Só se serve ao povo, por amor a Jesus, e só serve bem o povo, quem está unido a Jesus. Porque o povo é de Deus. Por isso, temos que acolher o padre novo na fé e para ser o sinal de Jesus no meio de vocês”, proclamou Dom Pedro, ao relembrar a comunidade para “cuidar da vocação sacerdotal” do Padre Camilo e também solicitar aplausos para todos os pais presentes na solenidade.

Boas-vindas

Com a filha Sofia (4 anos) a tiracolo, o casal Estefanie (23 anos) e Júlio (29 anos) frequentam a paróquia desde a infância, onde se conheceram e desejam boa sorte na missão do novo sacerdote.

“Espero que ele (Padre Camilo) seja tão bom quanto o padre Toninho. Que traga a paz e um bom diálogo com a comunidade. Vamos recebê-lo de braços abertos e que fique conosco por muito anos”, afirma Stefanie, que integrava o grupo de dança.

“Que ele  traga a paz de espírito do padre Toninho e seja muito bem-vindo”, completa Júlio.

Moradoras do bairro Ferrazópolis, as amigas e ministras da comunhão Maria Júlia dos Santos (aposentada, 69 anos) e Maria de Luz Gabriel de Almeida (aposentada, 66 anos) frequentam a igreja desde a sua construção, há mais de quatro décadas.

Na opinião de ambas, que pertencem à comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, Padre Toninho deixa um legado de iniciativas e unidade no local, bem como desejam a continuidade do bom trabalho pelo Padre Camilo.

“Estamos ansiosas e felizes em receber uma pessoa nova (Padre Camilo) nos trabalhos da Igreja. O Padre Toninho deixa um ótimo trabalho à frente da Paróquia”, destaca Maria Júlia.

“O padre Camilo é jovem e como ele mesmo disse: vem para multiplicar. Vai ser bom para todos nós”, emenda Maria de Luz.

Reivindicação

Ana Júlia Santiago (autônoma, 57 anos) foi catequista durante cinco anos na paróquia . Ela faz uma reivindicação ao novo padre: o retorno dos trabalhos com o grupo da infância missionária e juventude.

“A expectativa é que o Padre Camilo faça uma ótima gestão, dialogue bastante com a Diocese e a comunidade, e que valorize cada vez mais as crianças e jovens de nossa igreja”, avalia.

Reportagem e fotos de Fábio Sales

 

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão