Diocese de Santo André

Eventos da Diocese em 2018 valorizam os leigos

O Conselho Diocesano de Pastoral de Santo André (CDP) se reuniu pela primeira vez em 2018 no dia 17 de março, na Cúria, e dentre os assuntos analisados, estão os eventos que vão demonstrar a importância do leigo na Igreja, recordando o Ano do Lacaito. O encontro teve a presença do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, do Vigário Episcopal para Pastoral, Pe. Joel Nery, de sacerdotes coordenadores regionais ou/e de seus representantes leigos.

Um dos principais assuntos tratados se relaciona com a noite de 6 de abril, no Cenforpe (São Bernardo do Campo), onde o bispo vai entregar as constituições sinodais e também irá assinar os decretos dos Conselhos de Pastoral Regional. “Queremos valorizar a participação do leigo na Igreja, e os Conselhos são uma instância de participação, sugestões e decisões na vida pastoral. Esperamos muito que os leigos se envolvam”, destacou Pe. Joel.

Vale destacar que cardeais e bispos foram convidados para participarem neste dia: o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o Arcebispo Emérito de São Paulo e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes (Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e bispo de Santo André entre os anos de 1975 e 1996); o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente da Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Airton José dos Santos (que pertenceu ao clero da Diocese de Santo André), o bispo de Guarulhos e presidente da Sub-Região Pastoral SP2 da CNBB, Dom Edmilson Amador Caetano, e o bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral (também pertenceu ao clero da Igreja do Grande ABC).

Mais valorização

Em meados de 2018, outro evento que também irá demonstrar a importância dos leigos é o Tríduo de Formação Regional, no período de junho a julho nas dez regiões pastorais. Serão três noites:

1ª Em cada paróquia para refletir e estudar o Plano Diocesano de Pastoral – as prioridades eleitas;

2ª Na região pastoral, com o estudo dos estatutos dos Conselhos Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP) e Paroquial de Pastoral (CPP);

3ª Na região pastoral, que irá destacar a importância dos Conselhos na aplicação do Plano Diocesano Pastoral;

“Estamos fazendo destes eventos um momento dentro do Ano do Lacaito. Este evento vai à mesma linha da formação dos leigos, envolvendo também os padres, os diáconos”, disse Pe. Joel.

Outro evento importante será a realização em meados de agosto da comemoração dos 60 anos (Jubileu de Diamante) da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo (Consagração a Deus). Será realizada uma novena com cada região pastoral responsável por um dia para celebrar esta data tão importante para toda a Diocese de Santo André.

Texto e fotos de Thiago Silva

 

 

Compartilhe:

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá

Com espírito de amizade e serviço, Padre Alex assume nova missão pastoral

OBRIGADO FRANCISCO!

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André

Homilia da ordenação presbiteral dos seis novos padres