Na noite desta quinta-feira, (12/04), as aulas foram super especiais na Escola Diocesana de Teologia da Diocese de Santo André. É que os alunos do primeiro e segundo ano dos cursos de Pentateuco e de Sinóticos participaram do Sêder Judaico, quando tiveram o acompanhamento dos professores, Padre Pedro e Diácono Luciano.
A escola funciona ao lado do edifício-sede da Mitra Diocesana, na Praça do Carmo, 48, no Centro de Santo André. Participaram também os seminaristas da Casa Propedêutica da Diocese de Santo André.
Sêder de Pessach
Do hebraico סדר, sêder, refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel. A cerimônia do Sêder é cheia de simbolismo, com o objetivo de relembrar os tempos de escravidão e a liberação.
Todos participantes estavam com as cabeças cobertas. As mulheres com véu e os homens com o kipá, que é um lembrete constante da presença de Deus. Relembra o homem de que existe alguém acima dele, de que há Alguém Maior que o está acompanhando em todos os lugares e está sempre o protegendo, como o arco, e o guiando. Onde quer que vá, o judeu estará sempre acompanhado de Deus.