Diocese de Santo André

Arsenal da Esperança: Uma casa que acolhe os necessitados

No sábado, dia 19 de maio, o Colégio Monsenhor Venâncio Arminas, escola mantida pela Diocese de Santo André, participou com seus alunos do 9º Encontro Conta Comigo, no Arsenal da Esperança, localizado no Museu da Imigração, que oferece abrigo, alimentação de qualidade, atendimento médico, além de atividades de inclusão social e cultural.

O “Arsenal da Esperança Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida” é uma “Casa que acolhe”, fundada em São Paulo, em 1996, por iniciativa de Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, há 21 anos, sua porta abre diariamente para 1.200 homens que se encontram em dificuldades, o assim chamado “povo em situação de rua”, jovens e adultos que sofrem pela falta de trabalho, casa, alimentação, saúde e família.

O Encontro foi promovido pelo SERMIG – Fraternidade da Esperança, com o Tema “Vamos redesenhar o mundo”. Este tema foi idealizado e baseado na recente exposição internacional que reuniu os desenhos de crianças da Síria que contaram a história da guerra, da violência, mas também sobre seus sonhos de paz, de diálogo e de reconciliação. Sonhos que são necessários não apenas para os países em guerra, mas também para o Brasil, que enfrenta todos os dias situações de ódio e de violência.

Nossos alunos tiveram a oportunidade para ouvir o testemunho de pessoas que viveram na própria pele o drama da guerra e da violência, proporcionando lhes um contato com a realidade e a possibilidade da prática de ações solidárias e conscientizá-los de que podem fazer a diferença e se tornarem agentes transformadores em nossa sociedade.

Para saber mais sobre o “Arsenal da Esperança”, entre em contato através do email: arsenaldaesperanca@sermig.org.br ou pelo telefone (11) 2292-0977.

 

Compartilhe:

Nota de Pesar do Bispo Diocesano e da Diocese de Santo André

Nota de condolências pelo falecimento de Padre Frei Diogo Luís Fuitem, OFMConv.

nomeacoes

Nomeações e provisões – 01/08/2025

Mais de 3 mil coroinhas e cerimoniários celebram a alegria de servir na FEI

Dez anos com Dom Pedro: uma década de presença, escuta e cuidado na Diocese de Santo André

COMO SER FELIZ?

Missionário do amor ao próximo, Pe. Enzo é lembrado por sua entrega e simplicidade

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Ascenzo Venditti, Padre Enzo

Catequistas encerram ciclo de espiritualidade com Dom Pedro: “Ser catequista é ser presença de Cristo”

Casa Mãe da Diocese celebra padroeira Nossa Senhora do Carmo