A iniciativa da Paróquia Imaculada Conceição, a Matriz de Diadema, de realizar um encontro para debater as políticas públicas recebeu os aplausos de toda a sociedade. Ganhou capa e matéria especial no Jornal Diadema News e carta elogiosa escrita pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.
O encontro foi realizado no mês de julho nas dependências do salão paroquial e teve como objetivo reunir os políticos de Diadema e os membro da Igreja Católica, e juntos exemplificarem os projetos que a cidade necessita para breve e longo prazo.
Participaram do evento o vereador Orlando Vitorino (PT), os ex-vereadores; Zé Antonio (PT), Marion Magali (PRB), Marquinhos, (PT), e membros do governo Lauro Michels (PV). Na assembleia pessoas ligadas à política da cidade e da região, e lideranças católicas de diversas paróquias.
Padre José Pedro Teixeira explicitou que a reunião foi muito produtiva: “Participaram vários segmentos da sociedade, pessoas de vários partidos políticos e cada um pode dar a sua opinião. O pároco disse que a intenção era justamente essa de reunir diferentes expressões de pensamento, mas todos em prol de realizar algo de bom para a cidade.
O próximo passo será a criação de um seminário, ainda mais abrangente para dar sequencia ao debate de propostas. Até uma comissão foi montada para esta finalidade. O membro da igreja local e comerciante da cidade, Filipe dos Anjos contou que o bispo diocesano, Dom Pedro, aprovou a iniciativa de Diadema e tanto que gostou que pretende estimular semelhantes debates políticos em outras paróquias da diocese.
Carta do bispo
Endereçada aos “prezados paroquianos da Paróquia Imaculada – Diadema e ao Pároco, Padre Pedro”, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cipollini escreveu correspondência, cujo teor recebeu o título de “Paz e Esperança!”.
Na carta, Dom Pedro cita: “Venho parabenizar a iniciativa desta paróquia, de promover uma reunião/encontro entre políticos da cidade e membros da nossa Igreja para tratar desta ‘forma sublime de exercer a caridade, que é a política’, conforme o dizer de Papa Paulo VI”.
Continuando cita que “O jornal que me enviaram (Diadema News – 19-25/07/18, pág. 3), comprova a assertiva desta iniciativa válida e necessária. Continuem e procurem conscientizar sobre a Ética na Política, pois, ‘em última instância, a ética leva a Deus, que espera uma resposta comprometida que esta fora das categorias do mercado, (EG57). Deus os abençoe”, seguida pela assinatura.