Missão Jovem Diocesana 2018 já tem programação

Missão Jovem Diocesana, porque? O Vaticano II, no Decreto Ad Gentes, apontou explicitamente para três ramificações da atividade missionária: a “pastoral missionária”, o “ecumenismo” e a “missão ad gentes” (Cf. nº 6). Na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, acrescenta o diálogo com o ateísmo (Cf. nº 21) e, na Declaração Nostra Aetate, a dimensão do “diálogo inter-religioso”. Quando hoje, nas Igrejas, falamos de “missão” distinguimos, em vista dos destinatários, pelo menos sete dimensões diferentes, muitas vezes articuladas entre si. Missão significa “testemunho no mundo”, “pastoral missionária”, “nova evangelização”, “reevangelização”, “ecumenismo”, “diálogo inter-religioso” e “missão ad gentes”. Todas essas atividades missionárias, no seu conjunto, configuram “a missão da Igreja no mundo”.

Quando Jesus disse “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (cF. Mc 16,15). Percebemos que Jesus é o centro do Evangelho e que ele convida todo cristão batizado a ser um missionário, ou seja, que apresente a Palavra de salvação. A graça de Deus é a origem, a possibilidade e a força dinamizadora da missão e da evangelização, e parte do pressuposto que Deus está “no e com” o outro antes que o missionário chegue até ele.

Missão e evangelização estão implicadas uma na outra. O sentido determinante é o da evangelização. Na missão e na evangelização, podemos visualizar, de forma abrangente, o essencial da ação servidora da Igreja. O objetivo da missão é fazer discípulos, não simplesmente convertidos. O discipulado, que é um caminho que exige compromisso, fidelidade e amadurecimento da fé, evita o equívoco de se ouvir alguém garantir que irá para o céu por uma decisão repentina que fez em sua juventude, enquanto sua vida não demonstra fruto de salvação, nem arrependimento.

A missão é a essência e a natureza da Igreja. A raiz missionária da Igreja está no Mistério Trinitário de um Deus que, sendo Uno, é, ao mesmo tempo, Trino: um Deus família, amor e comunhão. Um Deus que, desde toda a eternidade nos pensou e nos quis para viver na sua intimidade. A Igreja existe no mundo para anunciar a boa nova do Reino de Deus ao coração das pessoas, a fim de que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Portanto, o objetivo geral desta missão jovem diocesana é evangelizar a juventude, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética. Alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz de “ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e a Espiritualidade do Acolhimento em permanente ação missionária” (8º Plano de Pastoral), consciente do mandato de ir ao encontro das pessoas, para que todos tenham vida (Cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

Faça sua inscrição, aqui.

Faça o download da programação, aqui.