Diocese de Santo André

Conexão JMJ: Transformados por Jesus, jovens da Diocese de Santo André visam Jornada em Lisboa

Evento diocesano ocorrido no domingo (27/01) reuniu a juventude de diversas paróquias da região, com muita música, louvor, catequese e missa, na Catedral do Carmo, na cidade andreense

 

Quando a Conexão JMJ Santo André – Panamá teve início na tarde do último domingo (27/01), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro andreense, os jovens diocesanos já sabiam do local da próxima Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no ano de 2022, em Lisboa, na capital de Portugal. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco durante o encerramento do maior encontro dos jovens no mundo, realizado na Cidade do Panamá.

E para celebrar esse momento único, a Diocese de Santo André preparou uma programação com apresentação musical, louvor, oração, palestra e missa.

Comparecendo em peso ao evento, o Grupo de Jovens do Santuário Aparecida (Bairro Paulicéia – São Bernardo do Campo), repercutiram o legado das atividades para a juventude.

“Esse encontro foi muito produtivo. Absorvemos as mensagens e agora cabe a cada uma de nós sair transformadas e fazer a diferença lá fora”, pensa a estudante Luana Ribeiro Santos, 18 anos.

“O ponto alto foi a missa, a cereja do bolo para o evento”, afirma o estudante de educação física, Nathan Vieira da Silva, 19 anos.

“Gostei da catequese (ministrada pelo jovem Mateus), porque resumiu muito o discernimento de cada ponto apresentado das propostas para a juventude”, conta a funcionária de empresa de lava louças, Amanda Gomes, 18 anos.

“Foi sensacional e gostei bastante de ter vindo”, emenda a estudante Anny Mirelly Nascimento Sousa, 18 anos.

“Esse evento foi muito bom para a juventude e para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estarem no Panamá. Agradecemos o Setor Juventude da Diocese de Santo André por proporcionar essa atividade”, comenta o estudante Gabriel Araújo, 21 anos.

 

*

Rumo a Portugal 

Participante da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir (Região Anchieta – São Bernardo do Campo), o casal Rafael Laureano Pinto, 26 anos, e Renata Amorim de Lima, 23 anos, destacaram os momentos de reflexão com Jesus Cristo e o objetivo de integraram a delegação da juventude daqui a três anos, em terras portuguesas.

“Como nossa Igreja é una, esse momento faz sentirmos um pouco da Jornada. E se programando desde já, como o próprio bispo(diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini) disse, dá para fazer uma poupança e estar em Portugal. Mas o nosso objetivo é levar o maior número de jovens de nossa paróquia para lá”, revela o funcionário público.

“Foi um momento único de se encontrar com Jesus. Orar pelos que estiveram na Jornada. Agora é começar a caminhada para que a nossa Diocese esteja representada por jovens de toda a região, em Portugal”, almeja a estagiária de pedagogia.

*

O evento

Intitulado Conexão JMJ Santo André – Panamá, o encontro reuniu dezenas de jovens de paróquias da região. A programação teve início com a apresentação da banda Querigma, da cidade de Mauá, que animou e emocionou os presentes com fortes canções e momentos de muito louvor.

Em seguida, Mateus Pereira Silva, que coordena o Setor Juventude na Região Episcopal Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo, apresentou palestra sintonizada com o texto-base como preparação para o Sínodo dos Bispos, bem como os anseios e orientações do Papa Francisco para uma juventude mais ativa no mundo.

Celebração presidida pelo coordenador do Setor Juventude Diocesano, padre José Aparecido, encerrou o encontro, que ainda contou com a visita do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, numa breve mensagem aos jovens e a repercussão sobre a escolha de Portugal como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, realizada de três em três anos.

 

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José