Cerca de 60 alunos da Escola Diocesana de Teologia ganharam um verdadeiro presente neste início de ano letivo, mas também já levaram muita lição de casa para o início do curso neste mês de fevereiro. É que o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, proferiu na noite de terça-feira (12/02), a Aula Magna “A Igreja e sua Missão na Realidade Atual”, no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira, no edifício da Cúria, Centro da cidade andreense.
“A teologia é a reflexão sobre a fé. Então é uma missão, um carisma, um dom. Que vocês transmitam, sejam multiplicadores do conhecimento. Não como alguém que sabe mais do que os outros. Mas como alguém que recebeu mais e quer distribuir, partilhar o que recebeu de ensinamentos. Isso exige de nós uma conversão pastoral missionária”, pede o bispo diocesano.
Dom Pedro inicia a última parte da exposição com o capítulo Pistas possíveis para uma ação pastoral, ao dizer que “estamos em uma época de desafeição eclesial, na qual se fala do cristão não eclesial. O desafio para a igreja não é a heresia, mas a indiferença, o abandono silencioso. O mercado substitui a igreja: fora do mercado não há salvação”.
Em linhas gerais, a Igreja é desafiada a radicalizar-se no essencial, voltar-se para o Evangelho, para a pessoa de Jesus Cristo, a fim de ser missionária em favor do Reino de Deus, confiando unicamente na força do Espírito Santo. O dom do espírito confere audácia ao missionário. Identidade cristã, espírito missionário e vida em comunidade devem ser prioridades para o êxito de uma ação pastoral. “Tudo isso exige de nós uma conversão pastoral missionária que começa no coração de cada um”, conclui Dom Pedro.
Confira um resumo das outras quatro temáticas da aula inaugural do Curso de Teologia:
Projeto Salvífico de Deus e Igreja
Dom Pedro iniciou a exposição, abordando a Igreja sob o ponto de vista histórico, desde os primórdios até as suas características enquanto edificação divina.
A iniciativa de formar a Igreja não vem dos seres humanos, mas de Deus. Ela é dom de Deus.
“A Igreja não só esteve na intenção de Jesus, mas também é componente do projeto que oferece a salvação de Deus. Foi prefigurada desde a criação e está latente no Antigo Testamento. O Vaticano II nos fala de uma Igreja que vem desde Adão, desde o justo Abel, como uma criança em gestação”, conta o bispo.
*
O ‘ser’ missionário da Igreja
Um dos maiores desafios da Igreja é ser acolhedora como tanto insiste o Papa Francisco, frisando a cultura do descartável e a globalização sem solidariedade que se difunde cada vez mais. “A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai” (EG, nº 47).
Dom Pedro disserta sobre mais que um serviço missionário da Igreja, podemos falar que a missão de Jesus tem uma Igreja a seu serviço.
A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária visto que tem a sua origem, segundo desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo. O Papa Paulo VI escreve que evangelizar constitui a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade (AA, nº 2 e cf. EN nº14).
“Quem é evangelizado se torna evangelizador. Diz, ao falar do poder da Palavra de Deus, os atos dos apóstolos nos mostram a importância dos evangelizadores convictos, movidos pela força do Espírito Santo”, relata.
Segundo o Papa Francisco, devemos representar a ‘Igreja em Saída’. “A causa missionária deve ser a causa de todas as causas” (EG 15).
*
Que Igreja queremos ser?
Segundo Dom Pedro, uma Igreja baseada em três pilares: o Povo de Deus, o Corpo de Cristo e o Templo do Espírito Santo.
“A Igreja missionária deve ser militante, isto é, desenvolver a prática da justiça e da caridade. A Igreja missionária deve ser profética confrontando sempre a realidade com o Evangelho. Cristo é o corpo e seu espírito é a força que dá coesão a este corpo. ”, cita.
*
Mundo atual e desafios da Igreja
De acordo com Dom Pedro, a Igreja e as gerações atuais enfrentam desafios e mudanças que, muitas vezes, determinam os rumos de uma sociedade.
O Secularismo crescente em meio ao processo de globalização. Tudo está a disposição do ser humano, em que nada é sagrado, a não ser a vontade do homem.
O Individualismo, a subjetividade foi o núcleo da modernidade e agora o individualismo é o núcleo pós-modernidade. Alguns aspectos que caracterizam a individualidade, a busca da satisfação, da fama, do poder e o consumismo desenfreado.
A Desumanização, pobreza crescente e desigualdade social. O vazio de sentido é uma das consequências maiores da exclusão social desumanizadora.
A Desespiritualização, a inspiração cristã foi substituída pelas ideologias que mostraram sua falência, que faz renascer uma espiritualidade proliferando Fundamentalismo – religiões cheias de certezas e soluções – ou uma espiritualidade ‘light’, que resolve todos os problemas e satisfaz as aspirações.
Ao final, Dom Pedro interagiu com os presentes, ao responder questões levantadas pelos alunos.
*
Caminho da evangelização
Um dos diretores da Escola Diocesana de Teologia, padre Paulo Afonso avaliou positivamente a aula inaugural do curso. De acordo com o sacerdote, o principal desafio é fazer com que os leigos tenham atuação mais incisiva nas paróquias do Grande ABC.
“Dom Pedro elencou bem as temáticas, o desafio do secularismo, do individualismo e da pós-modernidade, apontando a identidade cristã, através do evangelho, para que possamos fundamentar a ação, assumir a espiritualidade e buscar um caminho alternativo, que tem mais de dois mil anos e está em nossas mãos: essa volta para Jesus, a fim de que possamos, a partir dele, assumir o caminho da evangelização”, sintetiza.
Objetivo e programa
A Escola Diocesana de Teologia tem por meta implementar a formação permanente dos leigos e possibilitar aos agentes de pastoral a capacidade de serem multiplicadores e formadores em seus respectivos locais de atuação, à luz do Subsídio Doutrinal nº 6 “Teologia e Ensino” da CNBB.
Divididos em seis módulos, serão ensinadas as matérias: Pentateuco, Antropologia Teológica, Metodologia Teológica e Introdução à Teologia e História da Igreja (Antiga e Medieval), História da Igreja (Moderna e Contemporânea), Profetas, Teologia da Revelação. História de Israel, e Históricos, Sinóticos, Cristologia, e Liturgia, Cartas Paulinas e Católicas, Sacramentos, Sapienciais e Moral Fundamental, Moral Sexual, Matrimônio e Família, Eclesiologia, Mariologia e Atos e por fim, Escritos Joaninos, Pneumatologia, Teologia da Graça, Moral Social e DSI.