Diocese de Santo André

Nova Casa de Teologia reforça vocação e faz renascer a espiritualidade

“O Seminário é a pupila dos olhos não apenas do bispo, como dizia o Papa São João Paulo II, mas de todo o clero e de todos os fiéis”. O encerramento da homilia do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reproduz a alegria de todos na entrega das obras do Seminário de Teologia da Diocese de Santo André, que foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (21/03).
Através do simbolismo da Missa Votiva pelas Vocações Sacerdotais, Dom Pedro, que presidiu a celebração, agradeceu aos envolvidos na reforma e disse que o novo ambiente “é um sinal de amor” para a formação dos futuros presbíteros da Igreja no ABC

“O Seminário é um local onde acolhemos os escolhidos por Deus, os vocacionados para o sacerdócio, chamados pelo coração e pela graça divina neste lugar muito bonito”, elucida Dom Pedro. Localizada na Avenida Tibiriçá, 58, na Vila Homero Thon, na cidade de Santo André, a casa necessitava de reforma geral, uma vez que neste ano completará 23 anos da primeira inauguração, quando Dom Claudio Hummes encerrava o episcopado como bispo diocesano na região. Os dois outros seminários (Propedêutico e Filosofia) receberam obras de reforma e revitalização, respectivamente em 2016 e 2017.

“Enfim, Deus seja louvado por mais essa conquista da Diocese de Santo André, que ao reformar essas três casas, dá continuidade ao esforço dos bispos e reitores que nos precederam e se preocuparam em construir o que hoje conservamos, reformando”, atesta Dom Pedro. Ao final, alguns padres que passaram pela casa como seminaristas e reitores apresentaram testemunhos aos futuros presbíteros. O bispo diocesano também abençoou os cômodos e corredores do Seminário de Teologia.

A Casa de Formação de Teologia tem capacidade para 22 seminaristas. Atualmente, a equipe de Formadores é composta por Dom Pedro Carlos Cipollini, Pe.Ademir Santos de Oliveira, Pe.Joel Nery, Pe.José Aparecido Cassiano, Pe.Dayvid da Silva, Pe.Vagner Franzini e Pe. Hamilton Gomes do Nascimento.

*

Renascer da espiritualidade

Reitor do Seminário de Teologia, padre José Aparecido Cassiano afirma que a reforma e a reinauguração do espaço apontam um renascer da espiritualidade diocesana para prosseguir no caminho de fé.
“Nessa casa os seminaristas passam quatro anos e vamos crescendo em torno do convívio fraterno. Como nesta linda capela, que é o coração da nossa casa. Ali nos alimentamos através da palavra e da eucaristia. Então, reformar o espaço físico também significa para nós esse reencontro com Cristo. O espaço também é importante para alimentar a espiritualidade”, analisa padre Cassiano.

*

Zelo vocacional

Cursando o segundo ano de teologia no Seminário, Jorge Luís Gomes Bonfim, 23 anos, destaca que a experiência de passar por esse período de reforma é boa para o coração dos seminaristas e para uma caminhada formativa com mais determinação.
“Porque a gente se sente valorizado e cuidado, também. Logicamente tem algumas dificuldades durante a reforma, mas o zelo vocacional está acontecendo e nos sentimos mais dispostos para servir. Com mais ardor no coração, trabalhar pela messe e nossas comunidades. Sem eles e os padres nada disso teria sido efetivado”, avalia um dos quatro seminaristas na Casa. Completam o time de futuros sacerdotes, Cauê Ribeiro Fogaça, Douglas Colácio e Eduardo Coelho Lima.

O responsável pelo gerenciamento da obra, José Alves, 59 anos, nasceu em Condeúba, na Bahia, e veio para São Paulo ainda na década de 1970. O baiano trabalha no ramo da construção civil há 40 anos, de acordo com ele, com ‘a cara e a coragem’ para se estabelecer na área. “Fiz alguns cursos. A teoria é importante, mas a gente aprende muito na prática, mesmo. É muito gratificante ver o resultado final e trabalhar numa obra que é da Igreja”, agradece o profissional, que também é evangelizador, como paroquiano da Igreja Santa Luzia Virgem e Mártir, em São Bernardo do Campo.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba