Diocese de Santo André

Encontro Formativo apresenta importância do Diretório Diocesano de Liturgia

Abordando a relevância do Diretório Diocesano de Liturgia, o Encontro Formativo para os Coordenadores dos Ministérios Extraordinários nas paróquias da Diocese de Santo André aconteceu na noite de quarta-feira (24/04), no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

Com a presença de cerca de 80 representantes de paróquias da diocese, a atividade de 1h30 de duração teve início com oração e proclamação do evangelho. Em seguida, o seminarista Cauê Ribeiro Fogaça veiculou um vídeo de seis minutos para meditação sobre a motivação de todos estarem ali naquele momento.

“Quis despertar o motivo da presença de cada um nesta reunião, não por questão mecânica, mas porque tiveram um encontro com uma pessoa, que é Jesus Cristo ressuscitado e essa pessoa move a vida de cada um dos fiéis”, salienta.

*

Importância do documento

Em seguida, Cauê apresentou o tema central do encontro, o Diretório Diocesano de Liturgia, explicando diretrizes para que serve, de onde surgiu e qual a importância dele para a reflexão nas pastorais litúrgicas da igreja.

“Apresentei que surge com peso de lei, porque traz regras, normas e deve ser aplicado em todas as paróquias e todas as comunidades de nossa diocese”, afirma.

O Diretório Diocesano de Liturgia é a compilação de muitas normas litúrgicas já existentes. Serve para “favorecer não somente a melhor maneira de celebrar a liturgia, mas também a compreensão do sentido, dignidade e beleza do mistério celebrado”.

Antes da abertura para perguntas e a oração final, o seminarista ainda abordou a função do ministro extraordinário, conforme diz o documento, sobre o caráter da transitoriedade, ou seja, um tempo de início e término de atuação, além do rito da comunhão, do qual o ministro expressamente faz parte.

 

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025