Vem aí a Semana de Oração pela Unidade Cristã

A partir do próximo domingo, dia 2 de junho, domingo em que a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, a família dos discípulos de Jesus celebra a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Este ano, sob o lema “procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16,18-20), todos os cristãos, católicos e não católicos, são convocados a buscar a justiça de Deus, que se reflete no bem-estar e na dignidade dos irmãos. “A Semana de Oração pela Unidade de 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, um país multirreligioso e com uma diversidade étnica surpreendente. No entanto, a pluralidade, ao invés de ser motivo de alegria e celebração, tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões.

Assim como no Brasil, na Indonésia, o fundamentalismo religioso ou a supremacia de um grupo étnico sobre outro, tem significado forte divisão no país, que também é caracterizado por acentuada desigualdade econômica. As igrejas da Indonésia nos convidam a refletir sobre a justiça a partir da unidade na diversidade, conceito importante para o ecumenismo. A justiça precisa garantir a dignidade e a integridade de todas as expressões culturais e religiosas e precisa zelar pela Criação de Deus” (Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2019).

Nos tempos atuais, presenciamos muita resistência em relação ao ecumenismo, movimento do qual participam todos que invocam o Deus Trino e Cristo como Senhor e Salvador. Ao contrário do que muito se pensa e se afirma, não se celebra a divisão, mas a unidade da Igreja de Cristo, de modo a deixar de lado algumas diferenças doutrinais para unir esforços em favor do bem comum da sociedade. É sabido que a Igreja se abriu à prática deste diálogo a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), afirmando, entre outras coisas, que “é digno e salutar reconhecer as riquezas de Cristo e as obras de virtude na vida dos outros que dão testemunho de Cristo” (Unitatis Redintegratio, n.4). Nesta perspectiva acolhedora e missionária da Igreja hoje, é necessário que se “dê passos firmes nas trilhas ecumênicas, fortalecendo o compromisso com a unidade dos cristãos a partir do desenvolvimento de capacidades novas para se relacionar” (WOLF, E. in GONÇALVES, P.S.L; BOMBONATTO, V. Concílio Vaticano II: Análise e Prospectivas. São Paulo: Paulinas, 2004).

O diálogo não é proselitismo, tentativa mútua de conversão, tampouco competição entre certo e errado. O diálogo só acontece, de fato, quando cada uma das partes está firme e consciente da fé que professa. Desse modo, é possível haver respeito e abertura ao outro, ao que pensa diferentemente. Preparemo-nos, pois, e rezemos pela unidade, tão querida e desejada por Jesus, para apressarmos a realização do Reino de justiça e de paz! A Semana de Oração pela Unidade Cristã é organizada pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), formado pela Igreja Católica, Igreja Batista, Anglicana, Luterana, Presbiteriana e Ortodoxa Síria.

Comissão Diocesana de Liturgia