Diocese de Santo André

Pastoral da Acolhida define Formação e integração ao CRP das dez regiões

Com as presenças de coordenadores e vices das dez regiões pastorais, a Pastoral da Acolhida da Diocese de Santo André promoveu na manhã de sábado (25/06), a segunda reunião de 2019, realizada no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense.

Entre os principais assuntos debatidos na pauta do dia estiveram a participação dos membros da Acolhida nos CRPs (Conselho Regional de Pastoral); a criação do logotipo da pastoral; a formação para os integrantes do grupo em cada paróquia, através do Projeto Samaritanos; além da formulação do material de conteúdos de formação da Pastoral da Acolhida, juntamente com a Comissão Diocesana Teológica.

Também ficou definido que, por meio do anúncio da beatificação do Padre Donizetti ocorrido em abril deste ano – após milagre reconhecido pelo papa -, o futuro beato será o patrono da Pastoral Diocesana da Acolhida.

Por outro lado, a celebração da Missa de Envio da Acolhida Diocesana, com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, acontecerá no segundo semestre, em local e dia a serem divulgados em breve.

“Até a próxima reunião vamos motivar todas as regiões a fazerem encontros com suas paróquias para que tenham uma integração maior e que essa grande missão divina, de continuar promovendo a acolhida diocesana, faça com que se envolvam neste objetivo de acolher nossos irmãos”, sintetiza o coordenador diocesano da Pastoral da Acolhida, Renato Lorett.

A terceira reunião do ano ocorrerá no dia 10 de agosto. A Pastoral da Acolhida conta atualmente com cerca de 2,5 mil integrantes presentes em 80 a 85 % das 105 paróquias e 264 capelas no território da Diocese de Santo André.
*

Projeto Samaritanos

A formação dos agentes paroquiais da Pastoral da Acolhida também deu um grande passo importante. A secretária do Centro de Pastoral da Diocese de Santo André, Mércia Aparecida da Silva Ferreira, fez uma explanação do Projeto Samaritanos, que tem por objetivo fortalecer as estruturas de acolhimento nas comunidades, por meio da qualificação dos membros das igrejas para as questões de segurança e situações de emergência, conforme previsto no itinerário 3 do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Bombeiros voluntários ministrarão cursos para dez representantes de cada paróquia, com a finalidade de conscientizar e preparar leigos, religiosos e padres para atuarem nos combates a incêndio, verificarem as exigências legais e prestarem os primeiros socorros, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

A programação do curso começa em agosto e termina em novembro deste ano. Acompanhe em breve as datas e locais.
*

Participação no CRP

Para o assessor diocesano da Pastoral da Acolhida, padre Vanderlei Nunes, essa iniciativa contribuíra decisivamente para a evolução dos grupos acolhedores nas paróquias do Grande ABC.

“Foi uma reunião muito proveitosa. Praticamente estavam todas as regiões representadas. Já estamos com muitos coordenadores participando do CRP (Conselho Regional de Pastoral). Muitos fizeram reuniões nas regiões pastorais com os coordenadores pastorais da acolhida das paróquias. É importante estabelecer esse contato para a comunhão de trabalho e de sintonia com a Diocese de Santo André”, avalia.
*

Novo logotipo

Após sugestões das regiões pastorais, a Comunicação da Diocese de Santo André apresentará em breve uma proposta concreta de um logotipo para a Pastoral da Acolhida. O objetivo é padronizar uma identificação para atuação em todas as dez regiões pastorais, ou seja, um símbolo que represente a pastoral, de uma forma diocesana, e com isso dialogar com as necessidades das pastorais, servindo de referência e de apoio, afim de dar mais visibilidade ao movimento acolhedor nas paróquias e também na sociedade.

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão