Diocese de Santo André

Dom Pedro integra reunião com diáconos sobre avaliação dos trabalhos na Diocese

Bispo diocesano dialogou sobre o quadro atual e o processo de formação dos postulantes ao diaconato; missa dos diáconos acontecerá no dia 10 de agosto, em Rio Grande da Serra

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, esteve reunido na manhã de sábado (27/07), com diáconos permanentes para uma avaliação dos trabalhos neste ano de 2019, em encontro realizado no prédio ao lado da Cúria Diocesana.

Alguns dos assuntos tratados no encontro foram o quadro atual dos diáconos permanentes da Diocese; a informação sobre o Processo de Formação dos novos diáconos na Escola Diaconal; a autoavaliação do trabalho dos diáconos na Diocese, apresentando pontos positivos e negativos; como o bispo vê a atuação e o que espera dos diáconos, além da palavra sobre os eméritos e a emeritude.

A composição da Comissão Diocesana dos Diáconos é a seguinte: Celso Luiz Sais é o coordenador; Luciano José Dias é o vice-coordenador; Laercio Carlos de Oliveira é o responsável pelo financeiro e Wagner Innarelli é o secretário.

Já a Escola Diaconal São Paulo da Diocese de Santo André é composta pelos seguintes membros: Pe. Pedro Teixeira de Jesus é o diretor; Wagner Innarelli é o vice-diretor; o secretário é José Carlos Júnior e os formadores são Celso Luiz Sais e Everson Neves Mendes.

*

Futuros diáconos

Padroeiro dos cozinheiros e dos diáconos, São Lourenço será celebrado no sábado (10/08), com missa às 18h, na Igreja Matriz de Rio Grande da Serra. Em nossa diocese, dois postulantes ao diaconato receberam os  ministérios de acólito e leitor neste ano: Marcelo Cavinato será ordenado no dia 31/08, às 9h, na Paróquia São Pedro e São Paulo, em São Bernardo; já Aparecido Batista, que recebeu o acolitato e o leitorato no dia 26/07, na Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires, ainda aguarda a data da ordenação.

O diácono é uma vocação da Igreja Católica para o serviço de comunhão e deve exercer primeiramente o ministério da caridade. Se consagra à comunidade eclesial pelo sacramento da Ordem e sua vocação abrange três dimensões: familiar, profissional e eclesial. Auxilia o padre nas celebrações, distribui comunhão, concede a bênção do Santíssimo, abençoa casamentos, preside batizados, realiza exéquias, faz homilias e celebrações da Palavra.

Quer ser diácono e estudar na Escola Diaconal? Saiba mais pelos telefones: 4177-5548 ou 4469-2077 (Centro de Pastoral).

 

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá