A série especial “Itinerários da Fé” divulga a oitava edição nesta quarta-feira (11/09) para apresentar iniciativas do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
Para participar envie e-mail para comunicacao@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados (nome da instituição, grupo ou movimento; descrição do trabalho realizado e telefone de contato).
*
Setor Inclusão da Diocese de Santo André
Trabalho realizado:
O Setor Inclusão promove Curso de Libras para ouvintes e surdos desde março de 2018 (duas turmas). Em 2019 teve a continuidade das duas turmas e iniciou-se mais três turmas, além de mais duas, em setembro.
Já o Curso de Braile ocorre desde março de 2019, bem como o curso de Soroban (Ábaco para pessoas com Deficiência Visual) para pessoas videntes.
Outras atividades são as missas interpretadas na Catedral do Carmo: sábados às 16h, e domingos às 8h; interpretação da Catequese para Adultos, da Oficina de Oração para Jovens.
Também merece destaque a Semana da Inclusão na Cúria Diocesana, palestras e visitas nas paróquias para falar de diferentes tipos de deficiência e sobre a inclusão e orientação para pais e catequistas sobre diferentes deficiências.
*
Horário e dia:
Missa interpretada na Catedral do Carmo: sábado às 16h, e domingo às 8h;
Cursos de Libras: aos sábados, das 13h30 às 15h30, e aos domingos, das 9h às 11h, de segunda e terça-feira, das 19h às 21h;
Cursos de Braile e Soroban: sábados, das 13h30 às 15h30, ou quintas-feiras, das 19h às 21h.
Interpretação da Catequese para Adultos: quinta-feira, às 19h30.
Interpretação da Oficina de Oração para Jovens: sábado de manhã
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
Todos podem ter um olhar acolhedor e inclusivo para com nossos irmãos. Lembrando que, além das pessoas com deficiência, precisamos lembrar aquelas que às vezes tem restrições alimentares quando organizamos nossos eventos. Divulgar nossas atividades e nos comunicar as demandas de pessoas com deficiência.
Contato: setorinclusao@diocesesa.org.br ou no prédio da Cúria Diocesana – Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André.
*
Sobre o 8º Plano de Pastoral:
Promover a inclusão e a evangelização, através da comunicação entre as pessoas.
*
Mensageiros do Amor – Igreja Matriz de Diadema
Trabalho realizado:
A pastoral existe há aproximadamente 24 anos. Hoje utilizamos como sede o espaço gentilmente compartilhado com nossos irmãos em Cristo da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), em Diadema – lá trabalhamos em 2 frentes:
Acolhida e almoço – onde os irmãos de rua que vivem na região próxima à Paroquia são recebidos, podem tomar banho, trocar de roupa e se sentam à mesa para saborear uma refeição maravilhosa preparada pela equipe de cozinha. Neste momento podemos conversar, rezar, atendê-los e acolher esses irmãos para que trabalhem o resgate da dignidade humana.
Entrega de marmitex nos viadutos – as equipes de entrega saem com 80 / 120 marmitex por semana e vão até os viadutos nas regiões mais afastadas da Paróquia para entrega de marmitex e roupas, além de realizar um trabalho de atendimento, partilha e oração.
O objetivo é fazer como no evangelho de Mateus (25, 31-46) “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;” – pois foi inspirado neste Evangelho que o grupo começou sua caminhada.
*
Horário e dia:
Sempre no 1º e 3º sábados de cada mês, em 2 horários: Almoço e Acolhida das 8h às 14h; entrega de marmitex nos viadutos da região, a partir das 16h.
*
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação? Qual contato?
As pessoas podem nos ajudar em qualquer uma das frentes de trabalho que temos (principalmente nas entregas) e também doando roupas masculinas, cobertores, alimentos. As doações podem ser feitas na Igreja Matriz de Diadema – Praça Agostinho Bertolli – Centro.
Contato: Facebook “Mensageiros do Amor” e também com os coordenadores: Jaqueline (98265-1907) e Rafael (96368-9946).
*
Sobre o 8º Plano de Pastoral:
Dentro do Itinerário 8, queremos fortalecer as Pastorais Sociais, as ações com foco no auxilio, partilha, solidariedade e caridade e principalmente ser “Sal da terra e luz do mundo”.