Diocese de Santo André

Padroeira do Brasil e do coração dos brasileiros católicos

Quando, em 1717, a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi resgatada das águas do Rio Paraíba, não se poderia imaginar a dimensão que tomaria a devoção a Nossa Senhora da Conceição “Aparecida”.
A Virgem Maria era padroeira do Reino de Portugal, do qual o Brasil fazia parte como domínio colonial. Era então muito comum as casas terem uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição e muitas capelas e igrejas a ela eram dedicadas. Por isso, o encontro desta imagem não seria extraordinário se não fosse a circunstância na qual apareceu: momento de aflição de três pescadores com o dever de apresentar resultado sem que a pesca tivesse sido propícia. A intercessão à Maria foi sentida.
A fé deste povo simples percebeu que naquele acontecimento a mãe de Jesus fez uma “visita”, como havia feito a Isabel para ajudar. E esta visita foi acolhida de geração em geração através das orações e preces, das promessas e do culto que foi se espalhando pelo Brasil afora.

A pequena imagem sorridente e de mãos postas animava o povo em meio à escuridão do Brasil, mergulhado na miséria da escravidão negra, a mais cruel. Diante da pequena imagem, rompeu-se as correntes de ferro que prendiam o escravo. O povo todo entendeu: é a mãe do Cristo Libertador que veio anunciar sua chegada para livrar o povo de suas misérias. E assim Nossa Senhora Aparecida vem levando o povo para Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Maria intercessora, protetora e mãe do povo de Deus. É a primeira na fé, auxílio dos cristãos. Por mais difícil que seja o momento da vida pessoal de cada um, e da vida social, sabemos que não estamos a sós. Podemos ouvir de Maria o que ela disse ao índio S. Juan Diego: “Não temas, nem a doença ou o que for, que sou sua mãe? Não estou aqui? Não está você em meu colo?”

Como é bom para nós aceitar o presente que Jesus nos entregou ao morrer na cruz: sua mãe! Nossa Diocese de Santo André é uma diocese mariana, pois grande parte das paróquias são dedicadas a Deus por sua intercessão e patrocínio.
No dia 05 de outubro passado foi criada e instalada mais uma paróquia na nossa Diocese, juntando-se às 104 já existentes, no Parque Selecta, em São Bernardo do Campo, a Paróquia Imaculada Conceição Aparecida.
Que ela interceda por nossa Diocese, pelo bispo, padres, diáconos e por todos os batizados. Que sejamos a Igreja
acolhedora e missionária que Jesus pede de nós. Lembramo-nos com todo o carinho das crianças, que hoje celebram seu dia. Olhemos com carinho por elas e consagremos seu futuro de fé à Mãe Aparecida.

A todos vocês que estão lendo esta mensagem, envio a bênção de pai e pastor, com muito carinho, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Amém!

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá