Paróquia Imaculada Conceição Aparecida é criada em SBC

“Vi essa comunidade nascer. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Sante na casa de uma moradora do bairro, a Dona Teresa, em 1982. Depois começamos a celebrar num barracão e fomos construindo a igreja. Para nós é um motivo de orgulho presenciar a instalação da nossa paróquia.” Passados 37 anos, a história contada pela aposentada Maria de Lourdes Pestana da Silva, 65 anos, rendeu frutos para devotos como ela, de Nossa Senhora, e fiéis do Parque Selecta e comunidades vizinhas de São Bernardo do Campo, que ganharam um presente especial com a oficialização da Imaculada Conceição Aparecida como a mais nova paróquia da Diocese de Santo André.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo coordenador da região pastoral SBC – Centro, Pe. Alexandre Mosquelli, a cerimônia solene da noite de sábado (05/10) reuniu cerca de 350 pessoas da matriz paroquial e das cinco capelas: São João Batista, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, Santo Expedito e São Pedro que prestigiaram esse momento sublime na igreja, sendo mais um ponto de peregrinação para aqueles que receberam as graças de Maria e reforçando o compromisso da acolhida e missão dos paroquianos.

“A Igreja no Brasil pede que a paróquia seja uma comunidade de comunidades. Hoje é um grande dia porque marca o início de uma caminhada de fé destas comunidades da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida. Que essa paróquia sob a intercessão de Maria possa ser também a primeira na fé, na iniciação à vida cristã, nas formações e na vida missionária, em comunhão com as comunidades”, destaca Dom Pedro. Antes da benção final, a placa da instalação da nova paróquia foi descerrada sob aplausos dos fiéis.

Trajetória

O grande passo dado para a então capela se tornar uma paróquia aconteceu no dia 28 de julho de 2018,

quando o bispo diocesano assinou o decreto para a criação da quase-paróquia, sendo instalada no dia 12 de outubro do mesmo ano, no dia da Padroeira do Brasil. E no dia 31 de maio, foi assinado o decreto para ser erigida paróquia. Ordenado sacerdote há pouco mais de um ano e já atuando desde então na comunidade, Pe. José Aparecido de Sousa também foi anunciado como administrador paroquial da Imaculada Conceição Aparecida. Para ele, existe uma simbologia muito grande entre o contexto da instalação da paróquia com o mês das missões e das festividades em torno de Nossa Senhora Aparecida. “Temos essa alegria de a paróquia ser instalada no Mês Missionário Extraordinário, tendo em Maria, nossa padroeira, missionária por excelência, na referência do pontificado do Papa Francisco e do episcopado de Dom Pedro, nosso povo se alegra e se rejubila com os grandes feitos e maravilhas que o senhor tem feito em nossa paróquia”, ressalta Pe. José Aparecido, ao citar o trabalho fundamental das 35 pastorais, grupos e movimentos que atuam nos muitos desafios, em sintonia com o legado do Sínodo Diocesano, do sonho missionário de chegar a todos.

“Participo desde 1997. Aqui era uma comunidade da Paróquia Jesus de Nazaré. Para nós, esse momento é muito importante, pois conseguimos unir o povo para atuar nas comunidades mais carentes”, revela o aposentado Joaquim Pereira de Moraes, 61 anos.

A Paróquia Imaculada Conceição Aparecida está localizada na Rua Primo Bechelli, 310 – Parque Selecta, em São Bernardo. Mais informações no telefone: 2758-2329.

Fotos: Pascom Imaculada Conceição Aparecida

Confira todas as fotos aqui