Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, a Semana Nacional da Vida acontece entre os dias 1º e 8 de outubro. E a Diocese de Santo André promoverá e incentivará a realização de algumas atividades nas sete cidades do Grande ABC. O tema deste ano é “Em família defendemos a vida!”
Neste dia 1º de outubro, todas as Igrejas de nossa diocese são convidadas a soar os sinos às 12h, às 15h e às 18h e fazer a oração do nascituro. Já a Missa Diocesana pelo Dia do Nascituro ocorrerá no próximo domingo (06/10), às 11h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.
“Na missa pelo nascituro solicitamos um gesto concreto em todas as paróquias de doação de peças de enxovais, fraldas RN e geriátricas que deverão ser encaminhadas a Cúria Diocesana”, reforça o casal coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, Gilberto e Márcia Monteiro.
Para o dia 8 de outubro, o convite é para a vigília pela vida, em cada entrada das paróquias e comunidades “acender o maior número de velas, simbolizando a luz de Cristo, que dá sentido à nossa vida”, sugere o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, Dom Ricardo Hoepers.
“Neste dia haverá o acendimento de velas com oração do dia do nascituro a nível paroquial, diocesano, regional e nacional, além de todas as gestantes serem abençoadas nas missas”, complementa o casal coordenador.
*
8º Plano de Pastoral
A Comissão Diocesana em Defesa da Vida orienta que as paróquias realizem palestras, promovam encontros informativos com o Hora da Vida 2019 e celebrações com temáticas em favor da vida.
As ações estão em sintonia 8º Plano Diocesano de Pastoral, através dos itinerários 5 e 8, que traz ações de formação para missão e promove ações solidárias, respectivamente.