Num gesto verdadeiro e cristão de partilha e acolhida motivados pelo espírito natalino que permeia está época, o Natal dos Pobres aconteceu na noite de sexta (20/12), na Igreja Matriz Paróquia Imaculada Conceição de Mauá. O evento teve a participação de diversos voluntários de várias paróquias, grupos de rua e movimentos que se doaram para os irmãos em situação de rua.
Pe. André Gonçalves, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, coordenou os trabalhos. Já o anfitrião Pe. Cláudio Tafarelo, em um gesto extremamente solidário e acolhedor, cedeu as escadarias e área externa da Matriz para o atendimento aos menos favorecidos.
“Achei um gesto de extrema grandeza e generosidade do Pe. Cláudio em ceder o espaço para o evento. A Matriz está ficando mais linda, bem cuidada, com iluminação renovada. Ele poderia humanamente não concordar com este evento, por dispor diversas cadeiras, mesas, barracas, gente humilde espalhadas pelos jardins da Igreja. Poderia ofuscar o cartão postal mauaense. Seria aceitável sua recusa. Mas temos que ser justos. O padre abriu as portas, de coração e braços abertos para os desvalidos e pobres de rua”, conta o coordenador da Pascom Mauá, Donisete Luiz.
A Igreja ficou aberta e acessível a todos para realizarem suas orações e visitação do local. Um momento muito especial, um gesto genuinamente cristão realizado na Matriz que completa 65 anos de existência, reforçando e evidenciando a vocação caridosa de nossa Diocese.
Texto: Donisete Luiz (PasCom NS das Vitórias)
Imagens: Éder e Marina (PasCom NS de Lourdes)