Rebanhão de Mauá completa 35 anos de portas abertas ao povo

Uma trajetória iniciada em 1985 e celebrando 35 edições em 2020. O Rebanhão de Carnaval da Renovação Carismática Católica de Mauá, o mais antigo da Diocese de Santo André, comemorou a data com uma programação especial iniciada no sábado (22/02) e que acontecerá até terça-feira (25/02), com a participação de 29 grupos de oração reunidos em manhãs, tardes e noites de louvor, pregação, shows e Santa Missa, além de adoração ao Santíssimo Sacramento, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na Vila Noêmia, região central do município.

Logo na entrada, o público conferiu uma galeria de fotos num painel montado para reproduzir a retrospectiva do encontros. O Rebanhão de Mauá está instituído como ato oficial no calendário municipal da cidade desde 2017. No tradicional encerramento, a partir das 8h, são aguardadas aproximadamente 2 mil pessoas.

Convidado ilustre

E para festejar esse momento único de três décadas e meia de evangelização e comunhão, um convidado que já esteve presente em vários rebanhões pela região presidiu a celebração eucarística e protagonizou um show musical empolgante e emocionante para os fiéis participantes.

Trata-se do Pe. João Carlos de Almeida, mais conhecido como Pe. Joãozinho, que já participou de vários rebanhões na Diocese de Santo André.

“Havia uma época em que todos os encontros eram realizados num estádio. E agora descentralizou para todas as cidades. Acredito que é um sinal de amadurecimento. Como diz o Papa Francisco é preciso ir para as periferias. E aqui em Mauá percebi que o rebanhão está de portas abertas”, destaca o cantor, escritor e apresentador.

De acordo com o Pe. Joãozinho, esse tipo de encontro durante o Carnaval em que algumas igrejas estão fechadas é um instrumento de acolhida e oração para muitas pessoas.

“Quem faz uma verdadeira experiência de Deus sobe ao Monte Tabor e tem que descer de lá e transformar os irmãos. O rebanhão reconhece a voz do pastor. Do rebanhão se espera que muitos saiam daqui como pastores dos outros. Porque é preciso que a ovelha se torne pastor. Muitas pessoas precisam ser pastoreadas. Parabéns, Rebanhão de Mauá pela coragem de perseverar por 36 anos”, analisa Pe. Joãozinho, ao projetar sua participação no próximo ano.

Primeiros passos

A história do primeiro Rebanhão em Mauá tem ligação direta com a cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, quando Luiza Neves viaja para conhecer a experiência implementada pelo Monsenhor Jonas Abib (fundador da Canção Nova) e articula a realização do evento da RCC na cidade. A estreia aconteceu na Escola Walt Disney, na Vila Bocaina, quando 50 pessoas se reuniram para orarem e pregarem o amor por Cristo.

“Naquela época tivemos até a primeira graça do rebanhão. Não sabíamos o que era cura direito. A mulher estava separada do marido e pediu na oração para voltar com ele. Resgataram o casamento e ela ficou grávida logo em seguida”, recorda a experiente paroquiana que frequenta a Paróquia São Pedro Apóstolo.

Cunho social

Acompanhado também o início do encontro em Mauá, o administrador de empresas Ivanildo José de Lima, 60 anos, da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, considera que uma das principais marcas do rebanhão mauaense é a solidariedade e disposição em contribuir com as famílias mais carentes.

“Desde o quarto ano de rebanhão começamos a promover um envolvimento social, com a arrecadação de 2,5 mil quilos de alimentos E no sétimo ano, quando tivemos aquela calamidade no Jardim Zaíra, arrecadamos roupas, sapatos e medicamentos, num trabalho em conjunto com ação social da prefeitura”, recorda Ivanildo, que atuou como coordenador durante 12 anos, ao enfatizar a união de todas as paróquias da cidade, em comunhão com os padres.

Crescimento gradativo

Da Paróquia Matriz Imaculada Conceição, Célia Maria Simões dos Santos, 60 anos, participa há 25 anos da Renovação Carismática Católica e assumiu a coordenação regional em 2012. Ela conta que a cada ano, o rebanhão crescia tanto que foi necessário articular a realização em um espaço maior.

“Os rebanhões aconteciam todos os anos em vários bairros, mas chegamos numa situação que dado aumento de público, precisávamos de um local com estrutura para atender mais pessoas. E desde 2012 estamos aqui no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. Tínhamos um pouco de receio pelo tamanho, mas graças a Deus o número de pessoas foi aumentando a cada ano”, relembra Célia, ao elogiar a união dos grupos de oração, coordenação do encontro e do padre coordenador regional, Cláudio Tafarelo.

Legado e continuidade

Coordenadora regional da Renovação Carismática Católica dede 2015, Márcia Ferreira Luceno Brum, 42 anos, que atua na Paróquia Matriz Imaculada Conceição da cidade e participa há 17 anos da RCC, enumera novidades e frutos colhidos ao longo dos últimos rebanhões.

“Após o rebanhão do ano passado foi criado o primeiro grupo de oração 100% jovem, que é o Religare, da Capela São Francisco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Também começamos a promover o encontro Restaura Jovem, um retiro de três dias numa chácara. E nessa 35ª edição temos o Cristo Fest realizado na segunda, com uma noite especial com o Dj Alan Nunes. Além da criação da Semana Jovem, em 2018, com a participação de todo o Setor Juventude”, enumera Márcia.