Fogueiras, bandeirinhas, música, quadrilha, quitutes… O mês de junho é especial para as comunidades da Diocese de Santo André. Muita alegria e confraternização. No entanto, sem a realização das quermesses em junho e julho, em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, algumas paróquias recorreram a criatividade para manter a tradição das Festas Juninas, através dos recursos tecnológicos, do drive-thru e dos serviços de entrega a domicílio, a fim de evitar aglomerações.
Vale lembrar que a 2ª edição do projeto Cantando a Esperança, que reúne padres cantores em prol das ações de solidariedade do Vicariato para a Caridade, com temática junina acontecerá no fim de junho. Em 2020, as festas juninas serão celebradas com cada família em sua casa. Essas festividades são especiais para fiéis devotos de quatro santos. Vamos conhecê-los?
Santo Antônio de Pádua – Festa 13 de junho
Considerado o santo junino com maior apelo popular, Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), em 1231. É conhecido por ser o protetor dos pobres e pela alcunha de ‘santo casamenteiro’, já que ajudava moças humildes no sacramento do matrimônio. Em nossa Diocese, quatro paróquias levam o nome deste santo e se encontram nas seguintes regiões:
Santo André – Centro
(Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina)
Santo André – Utinga
(Praça Santo Antônio, s/n – Jd. Santo Antônio)
São Bernardo – Anchieta
(Estrada Galvão Bueno, 4.945 – Bairro Batistini)
São Caetano
(Avenida Líbero Badaró, nº 335 – Jardim São Caetano)
São João Batista – Festa 24 de junho
É conhecido como precursor de Jesus, sendo o único santo que comemoramos o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 de agosto). Tamanha importância de sua devoção para nossas vidas, São João batizou o Filho de Deus, o autor do batismo, às margens do Rio de Jordão. Na Diocese, você encontra cinco paróquias dedicadas a ele nas seguintes regiões:
Santo André – Utinga
(Rua Piracanjuba, 542 – Parque João Ramalho)
São Bernardo – Rudge Ramos
(Praça São João Batista, s/n – Bairro Rudge Ramos)
São Bernardo – Anchieta
(Avenida Araguaia, 59 – Bairro Riacho Grande)
São Caetano
(Rua Piauí, 774 – Bairro Santa Paula)
Mauá
(Av. Barão Mauá, 3970 – Bairro São João)
São Pedro – Festa 29 de junho
Irmão de Santo André, o pescador de homens, São Pedro (1a.C-67) foi um dos primeiros apóstolos chamado por Jesus. É a pedra viva da Igreja fundada por Cristo, sendo o primeiro Papa da Igreja Católica. Certamente é o apóstolo mais citado nos evangelhos, sempre ao lado do Salvador. Em nosso território diocesano, São Pedro é padroeiro de 3 paróquias:
São Bernardo – Centro
(Alameda Dom Pedro de Alcântara, 225 – Vila São Pedro)
São Bernardo – Rudge Ramos
(Rua da Fortuna, 13 – Vila Santa Luzia)
Mauá
(Rua São Pedro, 80 – Vila Guarani)
São Paulo – Festa 29 de junho
Nascido em Tarso na Cilícia, São Paulo (5-67) também foi um apóstolo de Cristo. De perseguidor das primeiras comunidades cristãs a ser considerado um dos maiores propagadores do cristianismo e maior exemplo de conversão. Suas cartas são verdadeiras catequeses para o povo, num exemplo de que é possível vencer o pecado, exercer o perdão e praticar o mandamento do amor. Aqui em nossa diocese, ele é patrono das duas paróquias:
São Bernardo – Centro
(Alameda Dom Pedro de Alcântara, 225 – Vila São Pedro)
Mauá
(Avenida Cláudio Savietto, 34 – Jardim Zaíra)