Sínodo Diocesano: uma das grandes marcas do episcopado de Dom Pedro

A série especial Dom Pedro: 5 anos de pastoreio e amor pelo povo chega ao segundo capítulo nesta terça-feira (21/07) destacando uma das principais ações do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini ao longo do episcopado de meia década na Diocese de Santo André: a implementação do inédito Sínodo Diocesano.

Confira o capítulo 2 (2016-1017) e boa leitura!

O início do segundo ano do pastor da Igreja Católica no Grande ABC começou igual ao período de sua posse: a todo vapor, já que assim como no primeiro ano de caminhada diocesana, Dom Pedro prosseguia sua peregrinação pelas regiões pastorais, desta vez com um cronograma de celebrações, visitas às famílias, instituições e órgãos públicos, através das Visitas Pastorais Missionárias.O bispo quer acolher, mas também é acolhido; quer dialogar, mas também ouve cada irmão e cada irmã; quer pregar a palavra, mas também adquire conhecimento… A repercussão em todas as cidades foi das melhores. Muitos clamavam pela presença daquele que tem a responsabilidade de pastorear e cuidar das suas ovelhas, bem como amar cada uma delas, independentemente de suas qualidades e defeitos. Isso é conviver e agir como um cristão que busca o crescimento social e espiritual do povo.

Próximo ao final do primeiro semestre de 2016, diante da bagagem acumulada pelas diferentes realidades visitadas, as desigualdades sociais observadas e a necessidade de lutar para mudar essa situação, eis que surge uma ação para fazer com que a Igreja exercesse o protagonismo a partir das demandas e prioridades elencadas pelo povo de Deus: o Sínodo Diocesano, que teve início no dia 13 de novembro e duraria até o último bimestre de 2017, quando ocorreria a Assembleia Sinodal.

Relembrando…

Dom Pedro ao falar do Sínodo, iniciativa inédita na Diocese, recordou o Concílio Vaticano II. É que, como naquele momento de seis décadas atrás, também podemos dizer: “O Sínodo floresceu como uma inesperada primavera”. Ele é fruto da identificação madura da caminhada pastoral realizada pela Igreja Local, por meio das anteriores Assembleias Diocesanas de Pastoral, dos seus sete Planos de Pastoral, além das Visitas Pastorais Missionárias, realizadas neste ano. O lema que norteou o Sínodo foi “O sonho missionário de chegar a todos”, frase de Papa Francisco que expressa o desejo de sermos uma Igreja em comunhão e de missão.

Ao longo de um ano, os debates seriam realizados em todas as cidades, com o clero, movimentos, pastorais e leigos de toda a Diocese, que resultaria no lançamento da Constituição Sinodal, em 2018. Um site foi criado com todas as informações do Sínodo Diocesano: https://sinodo.diocesesa.org.br/

Tribunal Eclesiástico

No dia 18 de novembro, Dom Pedro participaria da solenidade de instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano, que passou a funcionar no terceiro andar do prédio de número 48 da Praça do Carmo, no Centro de Santo André, ao lado do Edifício Santo André Apóstolo. Como moderador do tribunal, o bispo deu posse ao Pe. Jean Rafael Eugênio Barros como presidente do tribunal e vigário judicial diocesano.

Mais operários para a messe

Entre as Visitas Pastorais Missionárias e o Sínodo Diocesano, o bispo ordenaria mais quatro sacerdotes para messe do Senhor:
“Dom Pedro é importante para a minha vocação, pois foi o bispo que me conferiu o Sacramento da Ordem nos graus do Diaconado e do Presbiterado”,(Pe. William Mariotto Torres, 31 anos – chanceler do bispado e pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Mauá, ordenado no dia 16/07/2016)

“Somos chamados a manifestar no mundo a presença de Deus, uno e trino”, (Pe. Adriano Pereira da Silva, 33 anos – pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em São Bernardo, ordenado no dia 16/07/2016)

“Quando levantamos as mãos e olhamos para o povo, sentimos a responsabilidade que Deus nos dá através dos fiéis”,(Pe. Camilo Gonçalves Lima, 42 anos – secretário episcopal, ordenado no dia 27/05/2017)

“É uma grande história de vitória, vitória do povo de Deus e também nossa. O povo de Deus nos alegra muito, me sinto muito feliz por ajudar com a obra do Senhor”,(Pe. Hamilton Gomes do Nascimento, 31 anos – pároco da Paróquia Cristo Rei, ordenado no dia 27/05/2017)

Décima região pastoral

Sob o episcopado de Dom Pedro, a decima região pastoral também seria criada em julho de 2016, visando uma melhor organização para evangelização em todas as sete cidades do ABC: a Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra. Desmembradas de Mauá, as duas cidades se tornariam um regional.

Um pastor determinado e incansável

Um pastor presente no meio do povo! Mesmo após percorrer quilômetros no extenso território diocesano durante as Visitas Pastorais Missionárias, Dom Pedro se mostrou incansável ao participar de todas as atividades que recebia convites, demonstrando humildade e receptividade para com todos, sem distinções. O que ele queria era caminhar com o povo, como Cristo ensinou aos apóstolos. Ser esse sinal de Deus no meio do povo. E assim foi entre o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017, ao presidir a Santa Missa que reuniu 2 mil membros do Apostolado da Oração na Concentração Bienal Diocesana; proferir palestra para os agentes da Pastoral dos Migrantes; participar da Gincana Vocacional com os Jovens que arrecadaram toneladas de alimentos; apresentar a aula magna de retomada da Escola Diocesana de Teologia; visitar comunidade indígena, na divisa entre São Bernardo e São Paulo; celebrar a instituição de 350 ministros extraordinários, além de incentivar as vocações dos seminaristas, diáconos, religiosos e religiosas durante encontros de espiritualidade.

Quer saber como foi o terceiro ano de Dom Pedro à frente da Diocese? Não perca o 3º capítulo da série nesta quarta-feira (22/07).