Retiro Anual do Clero acontece pela primeira vez nas regiões pastorais

Em razão da pandemia da Covid-19, o Retiro Anual do Clero Diocesano, que normalmente reúne todos os presbíteros num único local para momentos de espiritualidade, reflexões da palavra e crescimento na fé, ocorrerá pela primeira vez nas regiões pastorais da Diocese de Santo André.

Entre os dias 22 e 25 de setembro (terça a sexta), cerca de 160 padres participarão dos momentos de oração e meditação, distribuídos em nove locais do Grande ABC, de acordo com a região pastoral de sua atuação.

“Estamos em tempo de retiro. Esse tempo de retiro dessa vez não vai ser como estávamos acostumados, onde íamos todos para o mesmo lugar e ali nós fazíamos esse tempo de graça e de espiritualidade. Temos que fazer por regiões, com grupos menores, em tempos mais reduzidos”, reafirma o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório, sobre o formato neste ano.

O sacerdote pede orações de todo o povo da Diocese de Santo André para que o clero se renove espiritualmente, a fim de que os presbíteros sejam iluminados pela Palavra de Deus como um tempo de graça.

“Reze por nós para que possamos encontrar força, coragem e espiritualidade num momento tão difícil como esse que estamos vivendo”, conclama. Pe. Romeu indica a leitura de Ato dos Apóstolos (20, 28) para simbolizar esse momento:Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães, como pastores da Igreja de Deus, que Ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho

“É isso que os presbíteros fazem quando se preparam bem espiritualmente, teologicamente. Por isso, estar num tempo de retiro, é também cuidar do seu rebanho, o rebanho de Jesus Cristo que precisa encontrar no seu pastor, alguém que fale como Jesus Cristo, que seja alguém “In persona Christi”. Então, cuidar de si mesmo é cuidar do rebanho”, sintetiza Pe. Romeu.

Acompanhe durante a semana, registros desses momentos de espiritualidade nas mídias sociais diocesanas.

VEJA PROGRAMAÇÃO

– DIA 22 DE SETEMBRO