No mês de setembro nós somos convidados a bendizer a Deus de forma mais intensa pelo dom da sua Palavra. A Bíblia Sagrada é tesouro para os cristãos porque nela se expressa esta Palavra pela qual tudo foi criado. Palavra que se fez carne e habitou entre nós: Jesus, o Verbo de Deus.
No documento final de nosso 1º Sínodo Diocesano realizado entre 13/11/2016 e 6/4/2018 (cf. Constituição Sinodal – 8º Plano de Pastoral Diocesano), a Palavra de Deus está contemplada como “força” que impulsiona no exercício da Fé. Aliás a fé é a resposta que damos à Palavra de Deus que envia em missão para realizarmos “o sonho missionário de chegar a todos”.
“Para realizar este sonho, alguns pressupostos são básicos na vivência do ser Igreja, pois são o motor que impulsiona a ação de seus filhos: Palavra, Liturgia e Caridade, elementos para os quais devemos olhar com amor, atualidade e perseverança no processo de renovação de nossas estruturas e ação pastoral. O Papa Francisco convidou a Igreja a enfatizar mais o kérigma (anúncio da Boa Nova) que o Dogma (formulação da fé). Enfatizar mais a Mistagogia que o Magistério, valorizar mais a catequese de iniciação cristã ( cf. EG 35,36,160-175)” (cf. Constituição Sinodal 121).
Nossas comunidades desejam colocar a Bíblia na mão de todos e trabalhar pela animação bíblica da vida e da pastoral, ajudando a ler e interpretar corretamente a Escritura, enfatiza nosso Sínodo (cf. CS n. 122).
Nossa Igreja Diocesana tem feito isto de múltiplas formas. Através das homilias, celebrações da Palavra de Deus, diversos subsídios preparados para vivenciar a Quaresma, Advento, mês da Bíblia, mês das Missões, Natal etc, círculos bíblicos, cursos e escolas bíblicas, leitura orante da Palavra de Deus e a utilização dos Meios de Comunicação social nas suas diversificadas formas. Principalmente no itinerário 2 (Formação para o discipulado) do 8º Plano de Pastoral, se evidencia o destaque da Palavra de Deus que deve animar (dar alma) a vida e a pastoral da Igreja.
Nossa Igreja diocesana quer ser a Casa da Palavra onde ela é acolhida com amor, casa da qual ela parte em missão, para anunciar Jesus Cristo, o Filho de Deus Pai, morto por amor na cruz e ressuscitado vitorioso, na força do Espírito Santo que transforma a face da terra!
Como Pai e Pastor invoco a bênção de Deus sobre toda nossa Igreja, rogando que viva na força da Palavra. Amém.
* Dom Pedro Carlos Cipollini, para o Jornal A Boa Notícia