Diocese de Santo André

Na força da Palavra

No mês de setembro nós somos convidados a bendizer a Deus de forma mais intensa pelo dom da sua Palavra. A Bíblia Sagrada é tesouro para os cristãos porque nela se expressa esta Palavra pela qual tudo foi criado. Palavra que se fez carne e habitou entre nós: Jesus, o Verbo de Deus.

No documento final de nosso 1º Sínodo Diocesano realizado entre 13/11/2016 e 6/4/2018 (cf. Constituição Sinodal –  8º Plano de Pastoral Diocesano), a Palavra de Deus está contemplada como “força” que impulsiona no exercício da Fé. Aliás a fé é a resposta que damos à Palavra de Deus que envia em missão para realizarmos “o sonho missionário de chegar a todos”.

“Para realizar este sonho, alguns pressupostos são básicos na vivência do ser Igreja, pois são o motor que impulsiona a ação de seus filhos: Palavra, Liturgia e Caridade, elementos para os quais devemos olhar com amor, atualidade e perseverança no processo de renovação de nossas estruturas e ação pastoral. O Papa Francisco convidou a Igreja a enfatizar mais o kérigma (anúncio da Boa Nova) que o Dogma (formulação da fé). Enfatizar mais a Mistagogia que o Magistério, valorizar mais a catequese de iniciação cristã ( cf. EG 35,36,160-175)” (cf. Constituição Sinodal 121).

Nossas comunidades desejam colocar a Bíblia na mão de todos e trabalhar pela animação bíblica da vida e da pastoral, ajudando a ler e interpretar corretamente a Escritura, enfatiza nosso Sínodo (cf. CS n. 122).

Nossa Igreja Diocesana tem feito isto de múltiplas formas. Através das homilias, celebrações da Palavra de Deus, diversos subsídios preparados para vivenciar a Quaresma, Advento, mês da Bíblia, mês das Missões, Natal etc, círculos bíblicos, cursos e escolas bíblicas, leitura orante da Palavra de Deus e a utilização dos Meios de Comunicação social nas suas diversificadas formas. Principalmente no itinerário 2 (Formação para o discipulado) do 8º Plano de Pastoral, se evidencia o destaque da Palavra de Deus que deve animar (dar alma) a vida e a pastoral da Igreja.

Nossa Igreja diocesana quer ser a Casa da Palavra onde ela é acolhida com amor, casa da qual ela parte em missão, para anunciar Jesus Cristo, o Filho de Deus Pai, morto por amor na cruz e ressuscitado vitorioso, na força do Espírito Santo que transforma a face da terra!

Como Pai e Pastor invoco a bênção de Deus sobre toda nossa Igreja, rogando que viva na força da Palavra. Amém.

* Dom Pedro Carlos Cipollini, para o Jornal A Boa Notícia

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão