Conselho de Presbíteros: sinodalidade e os desafios da nova evangelização

O Conselho Diocesano de Presbíteros se reuniu na manhã de quinta-feira (22/10), com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, para avaliar os desafios da caminhada de uma Igreja sinodal e da nova evangelização em tempos de pandemia neste ano de 2020.

A reunião presencial aconteceu no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo e respeitou a todos os protocolos de saúde e segurança mantendo o distanciamento social entre os membros do grupo, com uso de máscaras e utilização de álcool gel.

“Os assuntos tratados envolveram a vida do presbitério da nossa diocese, com destaque para a corresponsabilidade, que como coordenadores de região pastoral, que são membros do conselho de presbíteros, e os demais membros juntamente com o nosso bispo, que sempre procura ouvir os conselheiros em cada uma das questões apresentadas, para juntos realizarmos o projeto de uma igreja sinodal e colaborarmos com a nova evangelização”, destaca vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira. Na Diocese de Santo André, o Conselho de Presbíteros é composto pelo bispo diocesano; pelo vigário geral e moderador da Cúria; pelo vigário episcopal para a Pastoral; pelo vigário episcopal para a Caridade Social; pelo ecônomo e procurador; pelo coordenador da Pastoral Presbiteral; pelos coordenadores das dez regiões pastorais e por três sacerdotes indicados pelo bispo.

“Foi um encontro muito proveitoso, cada um sempre com a sua presença, com a sua colaboração, com as suas ponderações e indicações, para que o bispo ouça os presbíteros que o aconselham e depois ele possa, então, tomar as decisões mais adequadas, conforme a graça de Deus e a luz do Espírito Santo”, complementa Pe. Ademir.

Avaliação dos retiros regionais
De acordo com o vigário geral da Diocese de Santo André e moderador da Cúria, a primeira pauta do encontro foi o legado dos retiros do clero realizados, de forma inédita, nas dez regiões pastorais, entre os dias 22 e 25 de setembro de 2020.
“Um momento especial em que os sacerdotes se reuniram durante o dia todo em atividades de espiritualidade, de oração, de celebração da missa, de adoração ao Santíssimo Sacramento, e que foi avaliado como positivo por todas as nossas regiões pastorais”, enfatiza.

Adaptações em tempos de pandemia
Outro assunto relevante no encontro recordou a retomada gradual das missas presenciais e celebrações de sacramentos como o batismo e matrimônio, que ocorrem desde junho deste ano, atendendo todas as normas prescritas nas orientações diocesanas do dia 31 de maio de 2020. “Foi feita essa avaliação de como temos convivido, por assim dizer, com as normas contra a Covid-19 nas dez regiões pastorais, colocando em destaque que a nossa igreja tem procurado exatamente fazer tudo aquilo que está ao seu alcance para preservar a vida das pessoas e combater o coronavírus”, elucida Pe. Ademir. Neste mesmo tema, os padres relembraram a recuperação de presbíteros que se recuperaram da Covid-19 e fizeram memória de outros como o Pe. José Raschele (1923-2020) e dos diáconos Vicente do Nascimento Moreira (1950-2020) e Mauro Ramazzine dos Santos (1938-2020), que partiram rumo à Casa do Pai.

Calendário de atividades em 2021
Um calendário de atividades do clero para o próximo ano também será elaborado, dentro das possibilidades e das condições apresentadas pela pandemia e da distribuição da vacina no Brasil.

Projeto de gestão eclesial
Por fim, Pe. Ademir destacou a questão do projeto de gestão eclesial, de formação administrativa para todo o clero, que acontecerá em cada região pastoral. “Tratamos desses assuntos que dizem respeito a vida administrativa da nossa diocese, da implantação do sistema de gestão (Theòs Sistemas Eclesiais), que nos auxiliará em toda essa dimensão administrativa e estará em vigor em todas as nossas paróquias até o começo do próximo ano”, finaliza.