Diocese de Santo André

Fake news: Não caia nessa!

Nos últimos anos, o termo fake news se popularizou como sinônimo de divulgação de notícias falsas e boatos que tem se espalhado principalmente pela internet, muitas vezes com o objetivo de disseminar informações que podem comprometer a honestidade de pessoas, marcas, empresas, governos e até mesmo da Igreja.   

Em tempos de pandemia, essa conduta se acentuou e todo cuidado é pouco para não cair na armadilha das fake news. Vale lembrar que até mesmo o Papa Francisco já teve seu nome envolvido em notícias falsas, quando circulou nas redes sociais uma mensagem que o Santo Padre teria dito que façam a seguinte oração: “Estou vacinado com o sangue de Cristo: nenhum vírus pode tocar-me.” A assessoria da Santa Sé confirmou que a mensagem era falsa e não constava essa fala em nenhum material ou discurso do sumo pontífice. 

Vamos te dar dicas para que você não caia nessa armadilha e propague apenas notícias verdadeiras:

Verifique a fonte

Recebemos inúmeros links de notícias distribuídos pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e também em nossos e-mails. Mas como descobrir a veracidade da informação? E como saber se um deles é uma fake news? Pode parecer uma tarefa parecida a como achar uma agulha num palheiro, mas para isso existe uma regrinha fundamental. Quem é o autor da notícia ou informação? Está publicada em algum site? Pergunte também para quem enviou a mensagem sobre a procedência dela. Portanto, a fonte sempre é o principal caminho para descobrir se a informação é verdadeira ou não.

Desconfie das informações recebidas nas redes sociais

Áudios com especialistas, montagens e fotos ou mesmo vídeos manipulados são utilizados como uma tática de ‘correntes’ nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Portanto, se for uma imagem, faça a pesquisa do conteúdo escrito ou da própria imagem no Google. Se o conteúdo recebido for por áudio ou vídeo, separe os fatos narrados e pesquise também. Se é uma notícia bombástica e não for encontrado em outro lugar, é hora de duvidar do conteúdo recebido. Órgãos governamentais como ministérios e institutos oficiais como IBGE, TSE, ONU, OMS devem ser consultados, sempre.

Evite clicar em links suspeitos

Nos últimos tempos, muitos sites publicam notícias falsas, seja no meio político, social, esportivo ou cultural. Não clique em links de sites que você não conhece, mesmo se o título for atraente! Muitos deles vem com vírus que podem até roubar seus dados pessoais. A orientação é verificar se o site publica conteúdo verdadeiro regularmente ou apenas elabora textos de caráter duvidoso e tendencioso para viralizar nas mídias sociais.

Leia todo o conteúdo da notícia

Uma tática comum de quem quer disseminar notícias falsas é utilizar manchetes impactantes como chamariz para as pessoas compartilharem em excesso nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Não leia apenas o título e subtítulo. Muitas vezes, o texto não condiz com a realidade da manchete. Além disso, ao ler toda a matéria, erros gramaticais, pontuação, letras em caixa alta, frases pela metade e sem sentido podem ser observados,e isso pode denunciar os fakes.

Verifique a data de publicação da matéria

Outra característica comum de sites ou pessoas que disseminam notícias falsas é resgatar conteúdos antigos como se fossem atuais. Portanto, pesquise sempre a data em caso de dúvida sobre a informação recebida, pois declarações e fatos podem ser utilizados como se fossem atuais pelos manipuladores.

Compartilhe a verdade e contribua com um mundo melhor
Seguindo todas as dicas e tomando cuidado com o que compartilha, com certeza você poderá divulgar informações verdadeiras com seus contatos e contribuir com a democracia e uma sociedade livre das mentiras.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor