Diocese de Santo André

Pastoral de Conjunto é fundamental para a estrutura de animação vocacional nas paróquias

Criar uma estrutura de animação vocacional nas paróquias, a partir de uma Pastoral de Conjunto. Essa foi a proposta apresentada pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Santo André, durante a segunda rodada do Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional nas paróquias das dez regiões pastorais do ABC, realizada nos dias 19 e 26 de março. Os encontros formativos aconteceram em sala virtual, (pelo aplicativo de reuniões Google Meet).

Segundo o assessor seminarista do SAV e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça, o SAV não é mais uma pastoral a ser criada nas comunidades, mas é uma força na qual todas as pastorais se empenham para juntas trabalharem e abordarem as questões que são pertinentes à vocação. 

Fruto do Ano Vocacional

Como fruto do Ano Vocacional Diocesano (iniciado em dezembro de 2019 e encerramento postergado após abril de 2021), a meta é ajudar as comunidades para que sejam cada vez mais vocacionadas, além de acolhedoras e missionárias.

“O decreto Optatam Totius do Concílio Vaticano II afirma que todos os fiéis são responsáveis pela promoção das vocações. Então, olhando para essa realidade de que todos nós somos responsáveis pela promoção das vocações, nós queremos também implementar o SAV nas comunidades, que já rezam e mantém as vocações, mas queremos com o SAV que se torne algo mais orgânico e estruturado”, afirma Cauê.

Aprofundamento

O assessor seminarista frisa que a segunda rodada do curso do SAV teve um aprofundamento em relação ao conteúdo oferecido na primeira capacitação.  

“Os tópicos são os mesmos, mas a maneira de abordar os conteúdos e enfrentar os problemas foram levando em consideração a primeira capacitação. Neste sentido, uma capacitação aprimorada”, atesta.

Cabe salientar que essa é uma capacitação inicial e o SAV tem a proposta de fornecer outros tipos de formações online e no formato presencial, assim que as atividades retornarem após a pandemia. 

Relembre a primeira rodada dos encontros de formação aqui

Avaliações

“Gostei muito do encontro! Transmitiu muita tranquilidade, me deixando mais animada. Tenho certeza que, com a  graça de Deus, vai dar tudo certo e vamos conseguir trazer esse trabalho tão lindo para a nossa paróquia”, Andreia do Nascimento (Paróquia Santo Arnaldo Janssen – Diadema).

“Excelente. Muito abençoado o nosso encontro online. É sempre muito bom ouvir e refletir a realidade da nossa ação nas pastorais, especialmente, referente à animação vocacional”, Márcia Rodrigues Medeiros (Paróquia São Judas Tadeu – Santo André)

“Gostei muito! Agradeço ao Cauê e toda a equipe do SAV. Fez muito bem para nós que estamos confinados em casa, participar dessa formação, enquanto nos preparamos para voltar às pastorais com a graça de Deus”, Luiza Alves da Silva Menezes (Paróquia Jesus de Nazaré – São Bernardo do Campo).

Compartilhe:

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão

Padre Clemilson é acolhido como novo pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá