Pastoral da Criança realiza Assembleia Diocesana 2021 neste sábado (15)

A Pastoral da Criança atua na promoção da vida, conforme mostra o lema: “Para que todos tenham vida e a tenha em abundância”. Em 2021, a Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança acontece no próximo sábado (15/05), das 9h às 17h30. Em razão da pandemia da Covid-19, excepcionalmente neste ano, o encontro será realizado no formato virtual pela plataforma Google Meet e deve reunir cerca de 80 participantes.

A atividade ocorre anualmente e conta com as presenças da coordenadora estadual, núcleo, padre assessor, coordenadores (as) de área, multiplicadores, capacitadores e coordenadores (as) paroquiais para avaliação geral das atividades da Pastoral da Criança e planejamento geral para o próximo ano.

Programação
A programação prevê momentos reflexivos, atualizações, além da motivação e compartilhamento das ações realizadas nas comunidades como: Visita Domiciliar, Celebração da Vida, Reunião para Reflexão e Avaliação tanto presencial como virtual, bem como o trabalho com os Articuladores de Saúde e de Direitos, no tocante à mortalidade infantil e a vacinação.

Pautas em 2021 e planejamento para 2022
Coordenadora diocesana da Pastoral da Criança desde o segundo semestre de 2020, Maria Alice Lucchini afirma que também faz parte da pauta da Assembleia, a apreciação do Conselho Econômico sobre recursos financeiros, a leitura do Regimento da Pastoral da Criança e a eleição do (a) Suplente Diocesana para o próximo ano. “Nosso plano para o segundo semestre de 2021 é o Encontrão Virtual de Líderes de toda Diocese, que abrange as sete cidades de nossa região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires”, revela.

Para 2022, o planejamento está voltado para o atendimento presencial, mas sem esquecer as Capacitações Virtuais que atingiram uma média de 75% na pandemia e que trouxe muita evolução e atualização na missão. “Faz parte do nosso objetivo a captação de novos líderes, aumento de crianças atendidas pela Pastoral da Criança e aumento das paróquias com pastoral”, atesta.

“Por mais difícil que seja o cenário atual e a falta de celular das famílias acompanhadas, conseguimos prosseguir com a nossa missão a favor da vida”, complementa.

Aplicativo e adaptações na pandemia
Maria Alice cita um famoso ditado popular “há males que vem para o bem”, que pode nos ajudar a compreender melhor a pandemia e as dificuldades que todos nós estamos enfrentando, pois é sempre possível encontrarmos o lado bom das coisas. “Um olhar otimista foi fundamental para superarmos os momentos difíceis. Graças ao Aplicativo Visita Domiciliar, a Pastoral da Criança continuou promovendo visitas às famílias acompanhadas através do WhatsApp e do APP. Pudemos verificar as vacinas e conversar sobre as necessidades das mesmas”, conta Maria Alice.  Nesse aplicativo, as líderes puderam compartilhar brinquedos e brincadeiras a serem confeccionados com materiais recicláveis e até receitas saudáveis preparadas com ajuda de adultos, tornando o momento prazeroso em companhia da família, diminuindo assim o impacto escolar que o isolamento trouxe. “Os aprendizados obtidos com a pandemia puderam ser pensados de que toda crise é uma oportunidade de evoluir e crescer, tanto em nível individual, coletivo e espiritual”, salienta a coordenadora diocesana. A equipe regional também organiza virtualmente momentos de reflexões com textos bíblicos onde as famílias e crianças participam com leituras e orações.

Atuação na Diocese
Atualmente, a Pastoral da Criança da Diocese de Santo André conta com: 2562 crianças acompanhadas, 270 líderes, 110 gestantes,  e presença em 88 comunidades e  51 paróquias. Maria Alice aproveita e faz um convite aos diocesanos: “Convido vocês que têm vontade ser voluntários, que gostam de crianças, a capacitação está ocorrendo virtualmente, no momento, para implementação da Pastoral da Criança em comunidades e paróquias”, frisa. Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral da Criança, entre em contato com Maria Alice pelo WhatsApp: 98152-0856.

Pastoral da Criança conta com nova coordenação diocesana
Pastoral da Criança inova com aplicativo no combate ao coronavírus

Pastoral da Criança prioriza unidade para trabalho exitoso

Pastoral da Criança celebra 32 anos de atuação na Diocese